Projecto Raum vai alojar residências artísticas “online”

Raum-residências-artísticas-online / Facebook

Kassel, 1977 – Um arquivo digital para Ernesto de Sousa > raum: residências artísticas online

Uma plataforma digital, criada pela associação cultural Terceiro Direito para alojar projetos artísticos de diferentes áreas, como artes visuais, cinema, arquitetura, produzidos para o suporte online, será lançada no dia 12 de novembro, no Museu Berardo, em Lisboa.

Intitulada “Raum: Residências artísticas online“, a plataforma, dirigida pela curadora Sandra Vieira Jürgens, fundadora da Terceiro Direito, tem como objetivo promover o trabalho de artistas e de estruturas de criação e está já disponível na internet .

A primeira residência a ser lançada foi a do Centro de Estudos Multidisciplinares Ernesto de Sousa, mas o lançamento oficial, com a apresentação da residência artística de Pedro Neves Marques (“Os Jurupixuna”), decorrerá a 12 de novembro, às 18:00, no Museu Coleção Berardo, que será parceiro, tal como o Museu do Chiado.

SandraVieiraJürgens / academia.edu

Sandra Vieira Jürgens, investigadora da FCSH da UNL

Sandra Vieira Jürgens, investigadora da FCSH da UNL

De acordo com Sandra Vieira Jürgens, o projeto pretende ser “uma plataforma inovadora, que abre a via do digital de uma forma interessante e, em alturas difíceis, dar visibilidade a escolas, entidades e artistas que têm um bom trabalho. É também uma forma de colocar as pessoas a cooperar”.

O processo passa pelo convite a estruturas – universitárias, independentes ou museus – a auto-representarem-se através do convite feito, por seu turno, a um criador, individual ou coletivo, para pensar num projeto para o meio digital.

Esse projeto pode resultar num formato de intervenção com materiais visuais, escritos, sonoros, cinematográficos ou vídeo, que é depois materializado pela equipa de designers da Terceiro Direito.

De acordo com Sandra Vieira Jürgens, está prevista a colocação “online” de 13 residências artísticas até abril de 2015.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.