//

Projecto da GNR e Microsoft combate (à distância) solidão de idosos

lordgordon / Flickr

Dez idosos do distrito de Évora têm à disposição equipamentos tecnológicos que permitem à GNR acompanhá-los à distância, para colmatar situações de solidão, anunciou a Guarda Nacional Republicana.

Este projeto piloto resulta de uma parceria entra a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Microsoft Portugal, e é dirigido a seniores do distrito de Évora, para “minimizar o isolamento a que grande parte da população residente no interior do País está sujeita, zelar pela sua segurança, promover a manutenção da sua vida ativa e acompanhar o seu estado de saúde em tempo real”.

De acordo com um comunicado da GNR, foram constituídos dois grupos, um com cinco idosos, que dispõem de um smartphone que permite contacto telefónico, pedido de ajuda e envio de SMS, monitorização da atividade física, geo-referenciação, navegador para encontrar caminho para casa e assistente de medicação.

Os restantes seniores dispõem de dispositivos adicionais que permitem controlar o estado de saúde.

Os dispositivos tecnológicos adicionais disponibilizados ao segundo grupo incluem uma balança, medidor de tensão arterial e temperatura, uma banda peitoral de sensores e um agente pessoal virtual, que disponibiliza, num tablet Windows, uma agenda, a troca de mensagens via correio eletrónico ou via redes sociais, videoconferência via Skype, partilha de fotos e um inquérito de avaliação da qualidade de vida, através de interface de fala e de toque.

Para acompanhar estes seniores quatro militares da GNR, dos destacamentos territoriais de Évora, Estremoz, Montemor e Reguengos de Monsaraz, que atuam como “cuidadores informais“, utilizam equipamento tecnológico para aceder às mesmas funcionalidades.

Na sala de comando e controlo operacional da GNR em Évora, a televisão interativa permite dar a informação do estado de saúde e ambiental do sénior selecionado, num canal experimental.

Segundo a GNR, este projeto, desenvolvido no âmbito do Qren, é pioneiro em Portugal e um dos primeiros na Europa.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.