Proibido movimento neonazi que elogiou morte de deputada britânica

Jon Super / EPA

-

O movimento neonazi britânico “National Action”, que manifestou apoio ao homem que assassinou a deputada Jo Cox, será o primeiro grupo de extrema-direita a ser proibido ao abrigo da lei antiterrorista do Reino Unido.

Avançada hoje pelo Ministério do Interior britânico, a decisão de interdição será a primeira deste género nos termos da legislação designada como Terrorism Act 2000.

“Adoto hoje medidas para proibir o grupo neonazi “National Action”. Isto significa que ser membro ou apelar ao apoio desta organização será um crime”, indicou a ministra do Interior britânica, Amber Rudd, citada num comunicado.

A ordem de interdição deve ser ainda hoje apresentada ao Parlamento britânico e entrará em vigor na sexta-feira, depois de ser alvo de um debate parlamentar na quarta e quinta-feira.

O movimento “é uma organização racista, antissemita e homofóbica que alimenta o ódio, glorifica a violência e promove uma ideologia abjeta”, sublinhou a ministra.

“Não tem absolutamente lugar no Reino Unido”, frisou ainda.

A página oficial na Internet do movimento mostra, por exemplo, imagens de membros da organização a fazerem a saudação conotada com o regime nazi. O grupo também organizou um concurso para escolher a “Miss Hitler 2016” e defende “o poder branco”.

Na sua conta no Twitter, o grupo neonazi defendeu o “sacrifício” de Thomas Mair, de 53 anos, o homem que foi declarado culpado do homicídio da deputada trabalhista britânica Jo Cox, uma defensora da permanência do Reino Unido na União Europeia e do acolhimento de refugiados.

A deputada de 41 anos foi atingida a tiro e esfaqueada em 16 de junho deste ano, quando participava numa ação da campanha a favor da permanência britânica na UE com eleitores do seu círculo em Birstall (cidade no norte de Inglaterra), uma semana antes da realização do referendo de 23 de junho em que o Brexit saiu vitorioso.

“Votem para a saída, não deixem que o sacrifício deste homem seja em vão. Jo Cox teria ocupado Yorkshire com mais sub-humanos”, escreveu o grupo na rede social.

Em novembro, um tribunal londrino considerou que Thomas Mair, que possuía literatura conotada com a extrema-direita e objetos relacionados com o nazismo, tinha agido por ideologia política e qualificou o homicídio da deputada trabalhista como um crime terrorista.

Thomas Mair foi condenado a uma pena de prisão perpétua.

No comunicado divulgado hoje, o Ministério do Interior britânico precisou que a decisão de proibir o movimento neonazi foi tomada antes do julgamento de Thomas Mair e que preferiu só agora divulgar a medida para que não tivesse “qualquer impacto” no processo.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.