/

Proibido fumar com crianças no carro em Inglaterra

Condutores e passageiros de veículos que estiverem a transportar crianças vão deixar de poder fumar dentro do carro em Inglaterra.

A lei, que entrará em vigor a partir de outubro, visa proteger os mais novos e evitar que eles sejam fumadores passivos desde a infância.

Com a nova legislação, quem for apanhado a fumar dentro de um carro que tenha crianças como passageiros terá de pagar uma multa de 67,5 euros.

A lei, aprovada com 342 votos a favor e apenas 74 contra, foi considerada uma grande vitória pela British Lung Foundation, fundação britânica de apoio a doentes dos pulmões.

Do lado oposto, a organização de fumadores Forest defende que a medida é “impossível de ser aplicada”.

“A grande maioria dos fumadores sabe que é inaceitável fumar num carro com crianças e eles não fazem isso. Não é preciso que o estado esteja a fiscalizar as suas vidas”, disse à BBC o director da organização, Simon Clark.

“A polícia não vai ser capaz de fazer cumprir a lei. O governo vai precisar de um pequeno exército de bisbilhoteiros para apanhar os infractores.”

Mais de 430 mil crianças por semana são expostas ao fumo do tabaco dentro de carros como fumadoras passivas, de acordo com a British Lung Foundation.

Especialistas da área da saúde pública afirmam que as crianças que são fumadores passivas têm mais risco de terem asma, meningite e morte súbita.

A Ministra da Saúde, Jane Ellison, considerou a nova lei um “passo importante para proteger as crianças dos danos causados pelo cigarro aos fumadores passivos”.

“Três milhões de crianças estão expostas ao cigarro como fumadoras passivas, colocando a sua saúde em risco. Sabemos que muitas delas têm vergonha ou medo de pedir aos adultos que parem de fumar. Por isso esta medida é importante”, disse.

Para a directora da British Lung Foundation, Penny Woods, o próximo passo deverá ser criar nova legislação para embalagens de tabaco.

“Pedimos ao governo que mostre esse mesmo compromisso e que imponha a criação de embalagens padronizadas para todos os produtos do tabaco, para proteger as 200 mil crianças por ano que começam a fumar neste país”, disse.

A ideia por trás da iniciativa é proteger os consumidores do marketing intenso da indústria tabaqueira, que aposta na fidelização dos fumadores a determinadas marcas de cigarro.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.