//

Programa inovador de combate à obesidade desenvolvido em Coimbra

MLazarevski / Flickr

-

Investigadores da Universidade de Coimbra (UC) estão a desenvolver um “programa inovador de combate à obesidade”, que recorre a elementos de programas já aplicados com sucesso nos EUA e no Reino Unido, anunciou hoje a instituição.

O projeto de investigação, denominado “BeFree”, pretende “provar a eficácia de um programa inovador de intervenção em obesidade e dificuldades no controlo alimentar”, afirma uma nota da UC.

O “BeFree” visa “promover novas formas de as mulheres que sofrem de obesidade se relacionarem com a alimentação e com as suas emoções e melhorar o controlo alimentar e a sua qualidade de vida”, explica Sérgio Carvalho, um dos investigadores envolvidos no projeto.

Na prática, o programa “fornece ferramentas e competências estratégicas para uma gestão emocional eficaz, ajudando a regular os episódios de descontrolo alimentar”, sintetiza Sérgio Carvalho, sublinhando que “vários estudos indicam que a existência de episódios de descontrolo alimentar está associada a quadros clínicos de obesidade mais severos e a uma maior dificuldade em perder peso”.

Para desenvolver o estudo, os especialistas estão à procura de “mulheres voluntárias para seguirem o plano com uma duração de três meses”, refere a mesma nota da UC.

Com inscrições gratuitas – através de correio eletrónico ( [email protected]) ou por telefone (239 851464) –, o projeto aceita “candidaturas de mulheres com idades compreendidas entre 18 e 55 anos, residentes no distrito de Coimbra, com obesidade ou excesso de peso e dificuldades no controlo alimentar”.

O “BeFree”, que “recorre a elementos de programas aplicados com sucesso nos EUA e no Reino Unido”, está a ser “desenvolvido de raiz” por uma equipa do Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UC, que “possui uma larga experiência no tratamento de perturbações alimentares”.

Coordenado por José Pinto Gouveia, o projeto está a ser aplicado no âmbito de um estudo financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.