Programa de combate ao desemprego custou 43 milhões, mas só alcançou 10% da meta

3

Rodrigo Gatinho / portugal.gov.pt

Pedro Mota Soares, ex-Ministro do Emprego, da Solidariedade e da Segurança Social

Lançado há cerca de um ano por Pedro Mota Soares, então Ministro do Trabalho e Segurança Social, o Programa Reativar pretendia ajudar 12 mil desempregados de longa duração, mas chegou a apenas cerca de 10%.

A criação do Programa Reativar implicou um investimento de 43 milhões de euros, mas atingiu “apenas 10,2% da meta assumida” pelo governo do PSD-CDS, salienta o Dinheiro Vivo com base em dados do Ministério do Trabalho e da Segurança Social.

Esta medida foi criada para promover a reintegração ou a reconversão profissional dos desempregados de longa duração, destinando-se a pessoas com mais de 31 anos e que nunca tenham tido qualquer apoio em termos de emprego.

O programa foi criado com a meta de ajudar 12 mil desempregados de longa duração em um ano, mas envolveu, até ao momento, “apenas 1.235 candidaturas para abranger 1.349 estagiários”, salienta o Dinheiro Vivo.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística, em Dezembro de 2015 havia, em Portugal, 646,5 mil desempregados, dos quais 410,6 mil estavam sem emprego há um ano ou mais.

ZAP

3 Comments

  1. Iiiiii, pá! 10%? Era para ser ainda menos! Era para desviar os fundos para “outras coisas”… Caramba! “Ajudamos mil e tal desempregados (durante um ano)”? Foi sem querer… Um Governo que não fez mais nada (bem… fez, mas nada de bom…) senão patrocionar o desemprego e a imigração, criou um programa para diminuir o desemprego? Só para rir (se não fosse tão sério…)!

  2. Deram os 43 milhões a esses 10% de desempregados?
    Então esses desempregados ficaram todos com alguns 35.000 € cada um, né?
    Pois se gastaram com 1.200 Desempregados o total da verba que era destinada a 12.000 … só se pode concluir que os devem ter dado aos poucos que apoiaram …
    Mas que generosos…
    Eu voto

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.