Professores sem trabalho vão formar desempregados

Tulane Public Relations / Flickr

-

O concurso do IEFP pretende colocar professores que se encontrem desempregados a dar formação nos centros de emprego a pessoas que também estejam sem nenhuma ocupação.

O Instituto do Emprego e Formação profissional (IEFP) lançou um concurso para professores desempregados e tem 869 vagas à disposição, segundo avança esta sexta-feira o Diário de Notícias.

O concurso já está a decorrer, encontrando-se agora na fase de entrevistas, e os selecionados vão dar cursos de educação e formação a outros desempregados nos centros de emprego.

Os cursos dão a possibilidade de quem se encontra à procura de emprego de obter equivalências ao 6.º, 9.º e 12.º anos e aos professores a oportunidade de fazer aquilo para o qual se formaram, ou seja, ensinar.

Segundo o DN, os candidatos a estes cargos não podem estar vinculados a nenhuma entidade empregadora, isto é, não podem sequer ser professores com horários incompletos.

Os professores selecionados ficam integrados numa lista pelo tempo de serviço, tal como acontece com as contratações do Ministério da Educação, e depois vão sendo chamados quando os centros de emprego precisam de formadores.

“O número de vagas referido (…) será sucessivamente preenchido durante o período 2016-2018 pelos candidatos selecionados”, pode ler-se na nota do lançamento do concurso.

De acordo com as informações apuradas pelo DN, estes formadores ganham 14,40 euros por hora e são contratados, em média, para 30 horas de formação semanal, o que dá um ordenado ilíquido de 1728 euros mensais.

Das 869 vagas que estão a concurso, a maioria é sobretudo para a área de Português (139), seguindo-se Matemática (135) e depois Inglês (112). O Norte de Portugal e a cidade de Lisboa são as duas áreas onde há mais lugares.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.