//

Privados cobravam 160 mil euros por manutenção de estrada. EP cobrava 3 mil

15

O secretário de Estado dos Transportes admitiu hoje que a manutenção de estradas da parceria público-privada do Baixo Tejo estava contratualizada a 160.000 euros por ano por quilómetro e que a Estradas de Portugal faz o mesmo trabalho por 3.000 euros.

Segundo Sérgio Monteiro, o caso do Baixo Tejo foi o “mais caro” que encontrou na renegociação das parcerias público-privadas, que permitiu transferir custos de manutenção de vias dos privados para a empresa pública Estradas de Portugal.

Esta subconcessão do distrito de Setúbal “tinha um custo de manutenção das estradas de 160.000 euros por quilómetro nos próximos anos e a Estradas de Portugal tem previsto no seu orçamento intervenções de manutenção que não ultrapassam 3.000 euros por quilómetro/ano”, disse Sérgio Monteiro à agência Lusa.

“Quando transferimos o custo de manutenção para o nosso lado, fazemo-lo tendo em conta a informação que a Estradas de Portugal tem disponível”, acrescentou o secretário de Estado dos Transportes, assegurando que os trabalhos de manutenção em causa eram rigorosamente os mesmos.

Sérgio Monteiro assegurou ainda que, quanto a grandes reparações, também havia uma situação “inaceitável”.

“As grandes reparações estavam previstas para intervalos entre 8 e 10 anos cada uma. Ora, a Estradas de Portugal, a informação que tem com base em dados estatísticos de gestão de mais de 10.000 quilómetros de rede de estradas, levam a concluir que as grandes reparações não precisam de ser feitas com intervalos inferiores a 18 anos”, disse, acrescentando: “o que isto é significa é que nós, por cada intervalo de 18 anos pagávamos duas grandes reparações, em vez de uma só reparação”.

Sérgio Monteiro disse, ainda, que, perante este quadro, o Governo não podia deixar os custos de manutenção de estradas das parcerias público-privadas do lado dos privados.

“O que os partidos da oposição queriam era que deixássemos ficar este custo dentro dos contratos. Nós recusámo-nos a fazer isso, com base na informação estatística que existe nas Estradas de Portugal e que já existia à data em que foram celebrados os contratos”, afirmou.

Segundo o governante, “quem tomou as decisões anteriores tem de responder por elas“.

“Nós estamos muitos conscientes de que manteremos a qualidade do serviço e de que as decisões que estamos a tomar são aquelas que melhor defendem o interesse do Estado”, concluiu.

/Lusa

15 Comments

  1. Lindo! Épico! Esta deve ser daquelas notícias que todos devíamos celebrar! Todos menos os gatunos que celebraram o contrato milionário da PPP!

  2. Não tenho qualquer partido mas não sou burro, quando o psd ganhou todos pensavam que traziam uma varinha mágica e a divida criada pelo ps ia desaparecer, será que alguém pensa que eles nos metem estes impostos todos porque gostam de ser mauzinhos? Se podiam fazer melhor acho que sim e muito mas quem nos meteu nesta situação vai para lá voltar já nas próximas eleições porque quem é de uma cor não muda, seja em politica ou em futebol ou em qualquer outro assunto.

  3. A mim o que me entristece e revolta é que quem rouba fica impune e nunca lhe é retirado aquilo que roubou e depois podemos ver milhares de portugueses a passar fome, crianças sem pão e sem o que de mais elementar teriam direito, jovens que cada vez mais abandonam as universidades porque os seus pais não os podem lá ter e depois temos uma cambada de ladrões e corruptos que se vão alimentado sofregamente dos dinheiros do povo! esses merdas mereciam a pena de morte que eu estou farto de ladrões e corruptos!

  4. Ninguém manda ninguém votar em alguém! Quem vota porque quer, em mais um D ou em menos um D [ps(d)], é que decide… As alternativas são só duas neste país?!, ou o burro sou eu?!

    • …Em democracia o povo é soberano! Se a democracia e os órgãos de poder têm defeitos, isso é ‘outra coisa’… Legislativo, judicial, executivo… depois, depois vem o crivo dos media supostamente sujeitos ao nosso… É assim que se define o tal votar em consciência – Afinal é o crivo de cada um!

  5. Quer dizer o seguinte:
    Se o gajo – o 44 – não ficar preso por corrupção, fraude fiscal e branqueamento de capitais, então vai ficar dentro por:
    !”#$%&/()=?) + (/&TGHJKOP=)(/&RFBNM) + (;LOIYTFGBNM;) + (KLOIUYTGNM;LOIUYH) = A muito tempo ?!

    OXALÁ….

    Estou teso porque me deixaram a pagar impostos por via das inúmeras e monstruosas dívidas que contraíram, para se encherem a eles e aos amigos, e agora é preciso que todos paguem!
    Mas vou festejar!…
    Faço a festa a rir e a dizer piadas sobre essa gatunagem a quem só vamos pagar a sopa e a estadia, porque no pacote das “férias” que se esperam venham a passar, deveriam incluir serviço público, de forma a que as crianças e os jovens aprendessem que há coisas que não se fazem, e se se fazem, há o preço de uma humilhação pública para pagar.

  6. Se “Segundo o governante, “quem tomou as decisões anteriores tem de responder por elas“.”.. este Politico esta á espera de quê para apresentar queixa ao Ministério Publico… ou ficamos por aqui !!! Agora que lançou as suspeitas que seja homem e avance para a justiça prestar contas com estes ladrões. Se fosse eu já me tinham retido parte do vencimento e penhorado a casa que não é minha … RSsss

    • De facto o Minist.Público, orgão soberano – poder judicial independente, garante do estado de direito, perante tais afirmações, deveria abrir automaticamente investigação às afirmações e questão públicas!

  7. É mais que certo que o responsável do Governo por estes contratos ruinosos para o erário público em favor dos grandes grupos privados, nesta altura do campeonato já deve estar a desempenhar funções de ADMINISTRADOR num qualquer desses Grupos, com um ordenado obesceno, como é apanágio desses senhores. E tudo à custa do mexilhão, perdão à custa de todos os limões que vão sendo espremidos até ao tutano para que haja dinheiro para pagar estas arbitrariedades. É um fartar vilanagem!!!!…….

  8. Se esta noticia é verdade só prova que PRIVATIZAR não é mais barato para os contribuintes.
    Afinal o serviço público é bem mais barato.

    • Pois é! O problema é exatamente esse – Privatizar. Não é privatizar UMA PARTE em que o privado fica com risco zero e rendimento garantido por 20 ou 30 anos. P.Q.P

  9. Lá estão os nossos governantes a fazer marketing! As “renegociações” que têm feito foram todas com grave prejuízo para o Estado! Claro, não podiam deixar de encher os bolsos aos seus amigos privados. Aposto que esta “renegociação” que aparece na notícia é mais do mesmo! Tretas pré-eleitoralistas para iludir este pagode palerma.

    Mas não há problema. Em 2015 o pagode vai todo votar nos mesmos do costume, PS e PSD. Que vão continuar juntos a lixar o país, que o povo gosta é de ladrões e vigaristas.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.