/

Privacidade na Internet estará reservada apenas à elite em 2025

Duas instituições de investigação dos Estados Unidos preveem que, dentro de uma década, a privacidade na Internet seja algo reservado “apenas à elite”.

Num documento a propósito do 25º aniversário da World Wide Web, que se assinala hoje, especialistas do Centro de Investigação Pew e da Universidade Elon, em colaboração com especialistas em tecnologias, traçaram quinze cenários sobre o futuro da Internet.

Segundo uma das teses apresentadas, os utilizadores vão continuar a “privilegiar as vantagens” do imediatismo “sobre a privacidade”.

Robert Cannon, um dos especialistas ouvidos para a elaboração do documento, afirma que “as oportunidades da Internet são tremendas”, mas também corremos o risco de nos tornarmos “um Admirável Mundo Novo onde o governo (ou o poder corporativo) sabe tudo sobre todos em todo o lado e todos os passos podem ser previstos, e a sociedade é controlada pela elite que controla a tecnologia”.

A pesquisa conclui também que a troca de informação através da Internet estará “tão integrado na vida diária” em 2025 que se fará de forma “invisível, fluindo como a eletricidade”. Estas relações em rede poderão, porém, traduzir-se num aumento da desigualdade e provocar “ressentimento e eventual violência”, alertam.

“A natureza humana não está a mudar: há apatia, intimidação, assédio, estupidez, pornografia, truques sujos e crimes, e aqueles que os praticam têm uma nova capacidade para tornar miserável a vida dos demais”, realçam.

Os investigadores do Pew e da Elon antecipam que as organizações atuais possam não conseguir responder suficientemente rápido aos desafios colocados pela complexidade da rede global.

Internet também é sinónimo de esperança

Mas há teses mais otimistas, como a que refere a “esperança” da Internet, que promoverá mais “relações à escala planetária” e aumentará as oportunidades de educação, resultando em “menos ignorância”.

A 12 de março de 1989, o físico Tim Berners Lee, da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN), publicou um artigo científico no qual propunha um novo sistema de gestão da informação e de partilha de informação entre computadores, difundindo o código para o fazer, gratuitamente, um ano depois.

Com o tempo, o sistema passou a ser conhecido como World Wide Web e converteu-se na ferramenta utilizada diariamente por milhões de pessoas em todo o mundo.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.