Principal partido pró-curdo boicota Parlamento da Turquia

1

Selahattin Sönmez / Wikimedia

-

O principal partido pró-turco e terceiro partido da Turquia, Partido Democrático dos Povos (HDP), anunciou que vai suspender a sua atividade parlamentar, depois da detenção de nove dos seus dirigentes, entre os quais os dois copresidentes.

“O nosso grupo parlamentar e os dirigentes do nosso partido tomaram a decisão de parar todos os trabalhos nos órgãos legislativos após este ataque total”, anunciou o HDP em comunicado.

Esta decisão significa que este partido, com 59 assentos parlamentares, deixará de se sentar no Parlamento e de participar em qualquer trabalho de comissão.

Em vez disso, os restantes dirigentes partidários que não estão presos irão de “casa em casa, cidade a cidade e distrito a distrito” para conhecer pessoas, afirmou, acrescentando que no final destas consultas, serão elaboradas propostas sobre como avançar.

A polícia turca deteve na quinta-feira Selahattin Demirtas e Figen Yüksekdag, copresidentes do Partido Democrático dos Povos.

Este sábado, a polícia turca usou gás lacrimogéneo e canhões de água para dispersar cerca de mil manifestantes no centro de Istambul, que estavam em protesto contra as detenções no jornal Cumhuriyet.

O Governo turco ordenou a detenção de nove jornalistas daquele que é um dos jornais mais lidos no país e muito crítico do Executivo.

Polícia abriu fogo no aeroporto

A polícia turca abriu fogo, na noite deste sábado, no aeroporto de Ataturk, em Istambul, depois de dois indivíduos que seguiam numa moto se terem recusado a parar num controlo, acabando detidos depois de uma breve perseguição policial.

O governador de Istambul, Vasip Sahin, indicou, na sua conta no Twitter, que a polícia disparou para o ar e que os dois homens, dos quais um terá ficado ferido, segundo media locais, não transportavam armas ou explosivos.

As autoridades proibiram temporariamente a entrada e saída do aeroporto de viaturas após o incidente.

Desconhece-se se os indivíduos que seguiam na moto pertencem a alguma organização ou partido.

ZAP / Lusa

1 Comment

  1. Esta Turquia é uma grande democracia,tamanha que tem no parlamento representantes da gente que,por sistema,mata! Vem Guiné Equatorial,serás o cordeiro da CPLP !!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.