/

Primeiro-ministro da Ucrânia indignado com exigência de registo de judeus

Ybilyk / Wikimedia

O primeiro-ministro da Ucrânia, Arseniy Yatsenyuk

O primeiro-ministro da Ucrânia, Arseniy Yatsenyuk

O primeiro-ministro da Ucrânia manifestou a sua indignação com relatos de homens mascarados na principal cidade do leste do país estarem a distribuir panfletos onde exigem que os judeus se registem ou sejam expulsos, noticiou a NBC News.

Os membros da comunidade judaica da cidade de Donetsk, leste da Ucrânia, relataram que desde sexta-feira são distribuídos panfletos com a exigência do registo de judeus.

O primeiro-ministro Arseniy Yatsenyuk apelou às forças de segurança para deterem os responsáveis da ação e entrega-los à justiça, disse numa entrevista à NBC que será hoje transmitida na totalidade.

O incidente ocorreu quando um grupo de cerca de duas dezenas de judeus abandona a sinagoga no início da semana. Três homens encapuzados distribuíam panfletos e mostravam a bandeira russa e o símbolo usado pelos separatistas de Donetsk.

As notícias sobre o movimento já provocaram manifestações de repúdio e preocupação internacional, nomeadamente dos responsáveis norte-americanos.

O chefe do Governo ucraniano recordou também que Vladimir Putin pretende “restaurar” a antiga União Soviética o que considerou ser o “maior desastre do século”.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.