Primeiro-ministro da Roménia suspende funções “por motivos de saúde”

3

psdbiroupresa / Flickr

O primeiro-ministro da roménia, Victor Ponta

O primeiro-ministro da roménia, Victor Ponta

O primeiro-ministro romeno, Victor Ponta, que está a responder judicialmente por cumplicidade de evasão fiscal e branqueamento de capitais, anunciou hoje que vai ceder temporariamente a liderança do Governo ao seu número dois, por problemas de saúde.

Depois de uma semana na Turquia, onde sofreu uma intervenção cirúrgica a um joelho, Victor Ponta vai enviar esta segunda-feira uma carta ao presidente Klaus Iohannis, a pedir a designação do vice-primeiro-ministro Gabriel Oprea como primeiro-ministro interino, por um período que pode prolongar-se por 45 dias, como previsto no artigo 107 da Constituição da Roménia.

Antigo oficial da Armada, Gabriel Oprea, de 54 anos, ocupa também o cargo no executivo romeno de ministro da Administração Interna.

Numa mensagem veiculada através da sua conta na rede social Facebook, citada pela AFP, o social-democrata de 42 anos que lidera o Governo da Roménia explica que vai sair hoje do hospital, mas deverá ficar sob vigilância médica e seguir um tratamento de fisioterapia e reabilitação.

“Dentro de 28 dias, no máximo, poderei retomar as minhas atividades normalmente”, disse, acrescentando que a sua reabilitação deverá prolongar-se ainda por seis meses.

Victor Ponta lesionou-se há algumas semanas durante um jogo de basquetebol. Na segunda-feira passada viajou discretamente para a Turquia, sem prevenir o chefe de Estado da sua ausência, para se submeter a uma intervenção cirúrgica.

O presidente da República português Cavaco Silva, que esteve na passada semana em visita oficial à Roménia, deveria ter tido um encontro oficial com o chefe do Governo romeno, mas acabou por reunir-se com Oprea, devido à deslocação à Turquia de Victor Ponta.

/Lusa

3 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.