/

Primeiro coração biónico do Mundo trabalha sem pulsação

Coração Biónico BiVACOR

Uma equipa de investigadores australianos criou o primeiro coração biónico que trabalha sem pulsação. Os transplantes em humanos poderão ocorrer daqui a três anos.

Este coração biónico, baptizado de BiVACOR, bombeia o sangue pelo corpo sem pulsação e já foi implantado com sucesso numa ovelha. Os investigadores esperam agora começar a fazer testes em humanos, daqui a três anos.

O BiVACOR é constituído por dois discos de titânio colocados num único rotor que giram a 2 mil rotações por minuto para empurrarem suavemente o sangue recebido, através da outra extremidade do aparelho.

Composto por elementos que não são sujeitos a grande desgaste ou avarias, os investigadores consideram que este coração biónico pode durar uma década. Além disso, é mais pequeno do que os corações artificiais que existem actualmente.

“A ideia é viável. Agora, é uma questão de o tornar robusto e confiável, para que funcione num paciente”, salienta Daniel Timms, um dos elementos da equipa de investigação, citado pelo Science Alert.

Daqui a três, cinco anos, “poderá estar pronto para os humanos“, destaca Timms.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.