Primeira ligação a um terabit por segundo testada em Portugal

B!T

-

A PT Portugal e a Alcatel-Lucent realizaram o primeiro teste a nível mundial de uma ligação a um terabit por segundo, passando pela concretização desta ligação sobre uma rede de fibra ótica que percorre mais de 500 quilómetros ao longo do país. Os utilizadores poderão beneficiar desta inovação caso os testes alcancem aquilo a que se propõem.

O processo partiu da rede de fibra óptica já existente em Portugal, uma rede capaz de suportar uma ligação de um terabit por segundo. Para a realização desta ligação, foram utilizadas técnicas de modulação eficiente que, de acordo com as empresas, reduz a latência em 20%, bem como tecnologias Flezgrid e Superchannel, capazes de aumentar a eficiência espetral, a capacidade da rede e a largura da banda.

Foram ainda utilizadas ligações nos Core Router IP/MPLS com interfaces a 100Gb/s para completar a ligação a nível IP. Os equipamentos empregues neste teste incluíram os produtos da Alcatel-Lucent 1830PSS e 7950XRS.

A PT Portugal e a Alcatel-Lucent poderão ganhar um lugar de destaque na corrida pela inovação das telecomunicações ao testarem uma ligação com o objetivo de melhorar a rede de transporte ótico, tornando-a mais inteligente e aproximando-a do conceito de Optical Network as a Service (ONasS).

A parceria entre as duas empresas é descrita como fundamental pelo CSO da Alcatel-Lucent Portugal, Henrique Gomes, que explica que a Alcatel-Lucent quer manter a “posição na vanguarda da tecnologia no segmento de telecomunicações”.

Para alcançarem esse objetivo, o CSO afirma que a melhor forma é estarem ao lado de uma empresa como a PT Portugal e aponta o data center da Covilhã como uma marca distintiva de qualidade.

Caso os testes realizados pelas duas empresas obtenham sucesso, as ligações de rede deverão tornar-se mais rápidas e suportar o crescente aumento do volume de tráfego, sem ser necessário, para isso, modificar a atual rede de fibra ótica existente no país.

Filipa Almeida, B!T

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.