Presidente turco visita Moçambique acompanhado por 150 empresários

Πρωθυπουργός της Ελλάδας / Wikimedia

O primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan

O primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, recebe na terça-feira em Maputo o homólogo da Turquia, no âmbito de uma visita oficial de Recep Tayyip Erdogan, a primeira de um chefe de Estado turco a Moçambique.

Segundo um comunicado divulgado pela Presidência moçambicana, Nyusi e Erdogan vão testemunhar a assinatura de instrumentos jurídicos de cooperação bilateral e participar no Fórum de Negócios Moçambique-Turquia.

Edogan viaja acompanhado pelos ministros dos Negócios Estrangeiros, Economia e Energia e por uma comitiva de cerca de 150 empresários.

A visita decorre “no quadro do aprofundamento das relações de amizade e de cooperação” e será uma ocasião para passar em revista e perspetivar as relações bilaterais, “particularmente no domínio económico e comercial, onde ambos os países possuem vantagens comparativas ainda por explorar”, assinala o comunicado da Presidência.

De acordo com a CTA – Confederação das Associações Económicas de Moçambique, a delegação empresarial turca abrange os setores do turismo, energia, mineração, transportes, construção e infraestruturas.

A Turquia tem-se aproximado nos últimos anos de Moçambique, onde se tornou num dos dez maiores investidores estrangeiros.

No final de 2015, a Turkish Airlines abriu uma rota entre Istambul e Maputo, levando à perda do monopólio da TAP nas ligações diretas entre a capital moçambicana e o continente europeu.

O Presidente turco iniciou hoje na Tanzânia uma viagem a três países africanos, sendo esperado na terça-feira em Maputo, de onde seguirá no dia seguinte para Madagáscar.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.