/

Presidente mexicano cancela visita aos Estados Unidos

presidenciamx / Flickr

Enrique Peña Nieto, Presidente do México

Enrique Peña Nieto, Presidente do México

O Presidente do México anulou a sua viagem aos Estados Unidos prevista para a próxima terça-feira, na qual se deveria reunir com o seu homólogo Donald Trump.

Esta manhã, Donald Trump manifestou através da sua conta no Twitter que, caso o México não estivesse disposto a pagar o muro fronteiriço entre os dois países, seria melhor que o Presidente mexicano cancelasse a visita.

“Se o México não estiver disposto a pagar pelo tão necessário muro, então será melhor cancelar a reunião programada”, indicou o Presidente dos EUA.

“Os EUA têm um défice comercial com o México de 60 mil milhões de dólares. Desde o início, a NAFTA foi um acordo apenas para um lado, com despedimentos em massa e perdas para as empresas”, prosseguiu Trump no ultimato, numa nova denúncia do Tratado de Livre Comércio da América do Norte.

Antes, Enrique Peña Nieto tinha sido pressionado por diversos políticos, intelectuais e ativistas do país para que se antecipasse a Trump e anunciasse o cancelamento da visita, sobretudo depois do novo chefe da Casa Branca ter assinado, na quarta-feira, uma ordem executiva para destinar fundos federais à construção do muro.

Em entrevista à ABC News, a primeira depois da tomada de posse, Trump afirmou que o planeamento do projeto será feito “de imediato” e que a construção “vai começar em meses”.

Como resposta, Nieto lançou um vídeo afirmando que o país “não acredita em muros” e que, tal como já disse mais do que uma vez, “o México não vai pagar nenhum muro”.

O encontro estava previsto para o início da próxima semana em Washington.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.