Presidente filipino ameaça sair da ONU e criar nova aliança

1

Keith Bacongco / VisualHunt

O novo presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte

O novo presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte

O presidente das Filipinas afirmou que o país pode deixar a ONU, numa resposta às duras críticas a que tem sido sujeito por causa do aumento significativo de assassinatos nas operações de combate ao tráfico de drogas.

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, declarou que o país pode abandonar a Organização das Nações Unidas e até criar uma nova aliança com outros países, escreve a Reuters.

Em causa está o facto de um especialista em direitos humanos da ONU ter reprovado os métodos usados pelas autoridades do país no combate ao tráfico de drogas, apelando ao fim dos assassinatos que estão a crescer de forma significativa.

Desde que Duterte assumiu a Presidência, em maio passado, já foram mortos 900 suspeitos ligados ao tráfico de drogas.

O chefe de Estado negou que estas mortes estejam ligadas às operações da polícia e convidou os especialistas da ONU a investigarem por eles mesmos.

“Vou provar ao mundo que este é um especialista bem estúpido“, afirmou num discurso televisivo em Davao, a sua cidade natal.

“Eu não quero insultá-lo. Mas se calhar devíamos separarmo-nos das Nações Unidas. Porque é que temos de ouvir este estúpido?”, questionou ainda.

Duterte criticou ainda a ONU por não fazer nada contra o terrorismo, sobretudo em zonas como a Síria e o Iraque, onde o poder e as bombas matam muitos inocentes.

Por isso, sugeriu até que pode vir a criar uma nova aliança com a China e outros países africanos.

“Se vocês podem dizer uma única coisa má sobre mim, eu posso dizer dez sobre vocês. Vocês são uns inúteis”, acusou.

Numa das suas primeiras declarações, quando tomou posse como presidente, Duterte sugeriu aos próprios filipinos que fizessem justiça pelas próprias mãos.

“Se sabem de algum viciado, vão em frente e matem-no vocês mesmos, já que ter os seus pais a fazê-lo seria muito doloroso”, disse.

ZAP / Sputnik News

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.