/

Presidente do Cazaquistão quer mudar o nome do país

1

O presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, quer mudar o nome da nação para encorajar investidores e turistas a visitar o país da Ásia Central.

O presidente da república, Nazarbayev sugere que o país se passe a chamar Kazak Eli, ou Nação dos Cazaques, nome cuja vantagem principal é não acabar em “stão”.

O presidente argumenta que o sufixo de origem persa “stan”, que significa “terra”, não faz parte da tradição dos cazaques.

“Os estrangeiros mostram interesse pela Mongólia, que tem uma população de apenas dois milhões de pessoas. E o nome não tem o sufixo ‘stan’”, diz Nazarbayev.

A Mongólia é um dos poucos países da Ásia Central que não tem o sufixo “stan” no nome, como o Cazaquistão,  Uzbequistão e Turcomenistão, uma herança da antiga influência exercida pelos persas na região.

Até meados do século 19, a nação chamava-se Canato Cazaque, até ser anexada pelo Império Russo. O actual Cazaquistão tornou-se depois uma das repúblicas soviéticas.

O país ganhou o actual nome após a independência, em 1991. Desde essa altura que Nazarbayev é o presidente.

Apesar de ser conhecido como um líder autoritário, Nursultan Nazarbayev disse no entanto que a mudança de nome do país deveria ser “definitivamente discutida com o povo”.

Nazarbayev é também conhecido pelas suas posições nacionalistas, que explicam a sua preferência por um nome na língua local.

Astana

Em 1993, o país mudou o nome da sua capital, Alma Ata, para Almaty.

Quatro anos depois, a sede do governo foi transferida para outra região do país, Akmola. Em 1998, a nova capital viria também a mudar o seu nome actual, Astana.

A cidade, que perdeu os edifícios da era soviética e se apresenta agora com prédios modernos de traços faraónicos, é um projecto de Nazarbayev, que conseguiu erguer a nova capital com o abundante dinheiro do petróleo do país.

ZAP / BBC

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.