//

Presidente da Petrobras e 5 diretores da empresa demitem-se

Marcos Oliveira / Agência Senado

Graça Foster, ex-presidente da Petrobras

Graça Foster, ex-presidente da Petrobras

A petrolífera brasileira Petrobras divulgou esta quarta-feira que a presidente Graça Foster e cinco diretores demitiram-se, e que o Conselho de Administração da empresa se reunirá na próxima sexta-feira para eleger uma nova direção.

A saída de Foster, a primeira mulher a dirigir a Petrobras, já era esperada pela imprensa brasileira e pelo mercado após uma reunião que a então presidente da empresa teve com a Presidente brasileira, Dilma Rousseff, na tarde de terça-feira, em Brasília.

Foster era pressionada tanto pelas investigações da Polícia Federal, que apontam suspeitas de irregularidades, corrupção e branqueamento de capitais na companhia, assim como pelos resultados financeiros.

Na semana passada, a petrolífera brasileira comunicou com atraso o resultado do terceiro trimestre de 2014, registando um lucro de 3,1 mil milhões de reais (1,06 mil milhões de euros), 9% a menos do que o registado no mesmo período de 2013.

O valor divulgado não inclui, no entanto, as perdas estimadas com desvios de dinheiro investigados pela Polícia Federal e nem a perda de valor de ativos devido ao escândalo, que pode ultrapassar 88 mil milhões de reais (30 mil milhões de euros).

Este valor não foi incluído no balanço pela falta de consenso quanto à metodologia do cálculo, afirmou Graça Foster na apresentação dos números.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.