//

Presidente da Caixa vai ganhar 423 mil euros anuais

3

Paulo Vaz Henriques / Portugal.gov.pt

O ministro das Finanças, Mário Centeno

O ministro das Finanças, Mário Centeno

O novo presidente do Conselho de Administração da Caixa Geral de Depósitos vai ganhar 423 mil euros anuais e os vogais executivos vão auferir 337 mil euros por ano, disse esta terça-feira o ministro das Finanças no Parlamento.

O ministro das Finanças, Mário Centeno, está hoje a ser ouvido na comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa, a requerimento do PSD para responder a questões sobre a CGD e a execução orçamental relativa a 2016.

Em resposta a uma questão do deputado social-democrata Duarte Pacheco sobre quais os salários auferidos pelo novo Conselho de Administração do banco público, o ministro disse que o presidente do Conselho de Administração vai ganhar 423 mil euros anuais, que os vogais executivos vão auferir 337 mil euros por ano e que os vogais não executivos vão ganhar 49 mil euros anuais.

O governante explicou que “a política remuneratória dos administradores da Caixa corresponde à mediana no setor em Portugal”, uma métrica que, segundo disse, não influencia o mercado “nem no sentido de o inflacionar nem no de [estes salários] estarem fora do mercado”.

Centeno garantiu ainda que “a aplicação da regra anterior na determinação da remuneração destes mesmos membros [significa que] o custo total de remunerações seria superior”, comparando com o que é agora seguido.

A comissão executiva da CGD, cujos membros tomaram posse no dia 31 de agosto para o mandato de 2016 a 2019, é liderada por António Domingues, que ficou responsável, entre outras áreas, pela direção de auditoria interna.

O conselho de administração da Caixa conta ainda com um vice-presidente não executivo (Emídio Rui Vilar), com seis administradores executivos (Emídio Pinheiro, Henrique Menezes, João Paulo Martins, Paulo da Silva, Pedro Leitão e Tiago Marques) e com três administradores não executivos (Angel Corcóstegui Guraya, Herbert Walter e Pedro Norton de Matos).

/Lusa

3 Comments

  1. Grande coisa!!!!eu estou reformado por obrigação e por força da lei, e recebo 4.267,20 € anuais!!!!!não sei onde está a admiração da notícia….ou já se esqueceram de que estamos em Portugal onde uns têem boca e os outros só têm cu!!! são todos a mesma treta, tanto faz de esquerda como de direita ou o raio que os parta a todos. Hoje, quando releio os programas dos três partidos da geringonça, só me dá vontade de rasgar o cartão de “sócio” oposicionista pois não sabem ranger os dentes e mostrar as garras para fazerem frente a estas agruras sociais, enfim, é a porca da vida no seu melhor.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.