Prepare-se para as imagens chocantes dos maços de tabaco

4

Proposta de Lei 322/XII

Imagens da Proposta de Lei 322/XII

Imagens da Proposta de Lei 322/XII

Em breve os maços de tabaco em Portugal vão exibir imagens como pais a chorar junto ao caixão de uma criança, um homem morto num saco para cadáveres, membros decepados e pulmões destruídos – tudo para convencer os fumadores a deixarem o vício.

A medida consta da proposta do Governo à alteração da lei do tabaco, a Proposta de Lei 322/XII, que vai ser debatida na próxima sexta-feira no Parlamento. Atualmente, os fumadores já compram maços com mensagens a alertar para os malefícios do tabaco como “Fumar Mata“.

Entre as 42 imagens propostas está, por exemplo, a do velório de uma criança, acompanhada da frase: “Fumar pode matar o seu filho antes de ele nascer”. Outra fotografia que pode passar a figurar nos maços mostra um homem morto num saco para cadáveres, com a legenda “Fumar provoca ataques cardíacos”.

A inclusão de imagens chocantes nos maços do tabaco é apenas uma das novidades da proposta de alteração à lei do tabaco. Recorde-se que o Governo também quer alargar a proibição de fumar a quase todos os locais públicos fechados e quer tomar medidas quanto aos cigarros eletrónicos.

Move

4 Comments

  1. imagens não os impressionam e nem os fazem tomar cuidados ou respeitar os outros seres humanos….. Mas se subirem o preço do tabaco, tôdos temos o problema resolvido.Subam o preço do maço que eles deixam de fumar.

  2. se a ignorancia também pagasse imposto……..estavam as finanças mais equilibradas…..tanta falta de respeito diariamente e preocupam-se com isto?
    Enfim……

  3. não é com estas imagens que se vai deixar de fumar. acho piada ao governos. quer acabar com os fumadores, mas é no tabaco que vao buscar muitos impostos. se deixarem de fumar, que vao fazer à tabaqueira? que vao fazer aos empregados? onde vão buscar milhoes de euros de impostos?
    como dizem os entendidos, o alcool (bebidas alcoolicas) também mata (acidentes), porque também não colocam imagens chocantes (acidentes rodoviarios, corpos desfeitos derivados dos acidentes, etc) nas garrafas de bebidas alcoolicas ( aguardentesm vinho, cerveja, whisky, etc).?

  4. Na Alemanha, uma cerveja ou o tabaco eram mais caros que um litro de combustível… Mas isso era na Alemanha.
    Em Portugal, a despesa do SNSaúde com doenças associadas àqueles vícios, os impostos directos não a cobrem e são um peso para todos!… E cá não será (!?!) suportada pelos impostos dos combustíveis, na realidade pelos que o consomem?
    O mercado exige estruturação dimensionada…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.