/

Prepare-se para a maior chuva de meteoros do verão

É durante esta semana que acontece uma das chuvas de meteoros mais abundantes do ano: as Perseidas.

O fenómeno, conhecido também como “Lágrimas de São Lourenço”, acontece todos os anos quando a Terra se aproxima do enxame de meteoróides (pequenos meteoros) denominado por nuvem Perseida, o rastro deixado na órbita do cometa Swift-Tuttle. Ao entrarem na atmosfera terrestre, os pequenos fragmentos entram em combustão, dando origem ao que se costuma chamar “estrelas cadentes”.

O nome deve-se ao seu radiante – a parte do céu de onde parecem vir os meteoros -, localizado na constelação de Perseu, perto da constelação de Cassiopeia, uma forma facilmente identificável pelo conhecido “W”.

Este ano, o período de visibilidade das Perseidas ocorre entre 17 julho e 24 de agosto, mas as noites de 11, 12 e 13 serão as mais espetaculares. Durante o pico da passagem pelas Perseidas, a 13 de agosto entre as 7h30 e as 10h, a frequência será de cerca de 100 meteoros por hora.

Observatório de Lisboa descreve que, apesar do pico acontecer durante a manhã para os observadores em Portugal, ainda poderá apreciar esta “chuva de estrelas” na noite de 12 para 13 de agosto, a partir das 23h, quando a constelação de Perseu aparece acima do horizonte, a nordeste.

As chuvas de meteoros não têm a mesma intensidade todos os anos, mas com o aproximar da Lua Nova, terá pelo menos um céu escuro perfeito para apreciar as estrelas – bastar-lhe-á encontrar um lugar com menos poluição luminosa.

O ideal será deslocar-se para fora da cidade para observar o fenómeno no seu esplendor, mas um jardim ou o topo de um prédio poderão ser suficientes para apanhar estrelas cadentes se o céu estiver limpo.

As más notícias: a previsão do tempo para os próximos dias é de céu muito nublado por todo o país, com períodos de chuva no litoral centro e norte.

AF, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.