/

Preços das casas devem estabilizar a curto prazo

SXC

-

Os preços das casas devem estabilizar a curto prazo, enquanto se espera um aumento das vendas nos próximos meses.

Realizado em abril pela Confidencial Imobiliário e o Royal Institution of Chartered Surveyors (RICS), o inquérito revelou que os preços das casas estavam a descer ao “ritmo mais lento dos últimos quatro anos (desde 2010)” quando a recolha de dados se iniciou.

“As expectativas relativas a preços apresentaram-se neste mês quase neutras, o que significa que os preços tenderão as estabilizar no curto-prazo. Por outro lado, os volumes transacionados deverão começar a crescer, sendo esperado um aumento das vendas nos próximos meses”, lê-se na análise divulgada esta segunda-feira.

Segundo o inquérito das empresas de mediação imobiliária, denominado Portuguese Housing Market Survey, o interesse dos compradores tem crescido, registando-se uma “trajetória positiva pelo nono mês consecutivo”.

Em termos regionais, o mercado de compra e venda de casas do Porto “parece estar a ser superado pelos de Lisboa e do Algarve, antevendo-se ainda uma queda dos preços”, enquanto se espera que a maior subida no volume de vendas seja em Lisboa.

No mercado de arrendamento, os valores voltaram a descer, mas a um “ritmo mais moderado e as expectativas relativas a rendas (para os próximos três meses) sugerem agora que esta tendência decrescente pode estar perto de terminar”.

Os inquiridos perspetivam um aumento no volume de arrendamentos para o curto-prazo.

Em abril, a procura por parte dos arrendatários manteve-se inalterada, enquanto as instruções dos proprietários registaram uma queda.

Os dados mostraram ainda o crescente interesse de investidores institucionais estrangeiros no mercado português de habitação, sobretudo devido à possibilidade de recuperação dos preços.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.