/

Poste alimentado a energia solar purifica o ar enquanto ilumina

O designer Tony Thomas Narikulam imaginou se possível filtrar continuamente o ar poluído de uma cidade  – e idealizou o Eco Mushroom (“cogumelo ecológico”), um dispositivo que purifica o ar poluído à sua volta.

À primeira vista, parece apenas um poste de iluminação com design inovador e colorido, mas não é apenas isso. O Eco Mushroom é um sistema compacto que além de iluminar o espaço com o seus quatro LEDs, tem a capacidade de absorver dióxido de carbono.

O ar poluído tende a ficar numa parte um pouco mais alta, acima da altura das pessoas, e espalha-se criando uma camada tóxica sobre as nossas cabeças. Quatro entradas sugam o ar poluído que passa pelo purificador e é devolvido, agora limpo, numa altura mais baixa, mais ou menos à nossa altura.

A sucção e circulação do ar acontecem através do motor DC (um motor de corrente contínua sem escovas), que funciona movido por painéis de energia solar no topo do Eco Mushroom.

Um sistema de monitorização interna envia indicações e alertas sobre a operação e manutenção do dispositivo.

O lixo recolhido no sistema cai através de um tubo central até um contentor na base do poste, que é removido para limpeza quando é feita manutenção periódica.

O problema? Ainda não se sabe bem se esta tecnologia pode ser adaptada para se tornar economicamente viável.

EcoD

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.