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Portugueses dão cartas no comércio digital em França

taxyz.fr / govoyages.com

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As marcas Go Voyages, Look Voyages, MisterFly, Taxyz e Reflex Latino são projetos com assinatura portuguesa que se destacam no comércio digital em França e que apostaram na internet para modernizar serviços tradicionais como o turismo, os transportes, a alimentação e o lazer.

Carlos da Silva é um empresário reconhecido pela indústria turística em França por ter dirigido as agências online Look Voyages e Go Voyages, a última das quais se tornou na líder do mercado francês de venda de bilhetes de avião pela internet.

Em setembro de 2015, depois de uma volta ao mundo em família, o português voltou a lançar uma nova ‘start-up’ chamada Misterfly, que já conquistou o prémio especial do júri Travel d’Or 2016.

Com a nova empresa, Carlos da Silva voltou a inovar na venda de serviços turísticos online, com ferramentas como o pagamento por prestações, o seguro de anulação, um dispositivo de internet móvel para levar na bagagem e a procura das datas de voo mais baratas.

“Gosto muito de jogar poker e há mais de 30 anos que jogo todas as semanas. Ser empreendedor é um bocado isso, é gostar da liberdade. Lançar uma empresa é como uma partida de poker, há muita incógnita”, disse à Lusa o empresário de 51 anos.

Também Filipe Alves decidiu aproveitar a generalização dos ‘smartphones’ para criar, em 2011, uma aplicação móvel que aproximasse os clientes dos táxis, muito antes da popularização dos Uber em França.

“Em 2011, criei a Taxyz appz, que permite geolocalizar o táxi, encomendá-lo segundo os critérios que a gente quer e pagar diretamente com a aplicação”, disse à Lusa o empresário de 40 anos.

“A Uber chegou mais ou menos nessa fase, só que com outros meios, uns biliões de dólares, e começaram a fazer muito mais comunicação”, acrescentou.

O dispositivo de geolocalização e reserva de táxis nasceu da vontade de Filipe Alves modernizar a empresa do pai, António Alves, criada em 1982 com seis táxis e atualmente a trabalhar com 220 a 250 veículos, “o quarto maior grupo de táxis em França, o segundo maior português”.

Em junho, vai ser lançada a nova versão da aplicação que vai estar integrada no contador do táxi, evitando que o taxista tenha de manipular o telemóvel, e os clientes vão poder pagar através da aplicação, facilidades que se juntam à localização dos táxis mais próximos e à informação sobre o preço da viagem.

A Taxyz vai permitir, ainda, escolher um veículo elétrico, já que Filipe Alves se prepara para lançar uma frota de táxis 100% elétricos na região de Paris.

“A nova ideia é de criar uma empresa 100% elétrica com veículos 100% elétricos, isto é, ser o primeiro europeu aqui em Paris a ter uma oferta de táxis 100% elétricos”, afirmou o empresário de 40 anos que viveu a adolescência em Portugal mas que está em França desde os 19 anos.

reflexlatino / Facebook

Reflex Latino, a aplicação que vai ajudar Cristiano Ronaldo a matar saudades durante o Euro2016

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Outra empresa a apostar nas aplicações e nas redes sociais é a 2903 International Group, presidida por Bruno António, um lusodescendente de 27 anos.

Associado a outra start-up, a Mediatree, especializada em novas tecnologias e presidida também por um lusodescendente, Bruno António lançou em março uma aplicação móvel chamada Reflex Latino, que permite encontrar restaurantes, produtos alimentares ou atividades de lazer latinas.

“No fundo, somos a aplicação que vai ajudar o Cristiano Ronaldo a matar saudades durante o Euro porque quando ele chegar a Paris e às várias cidades francesas, se quiser encontrar um pastel de nata ou outros paladares lusitanos pode usar a aplicação”, afirmou Bruno António.

A Reflex Latino, disponível na App Store e no Google Play, pretende “internacionalizar Portugal no mundo”, mas também “dar voz a pequenas empresas, aos consulados, à imprensa da diáspora”.

No fundo, para “construir um Portugal dentro do território digital” de forma participativa “algures entre o Facebook e as Páginas Amarelas”.

ZAP / Lusa

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