Português detido em Ceuta por ter imigrante marroquina escondida no carro

Um cidadão português de 64 anos foi detido no porto de Ceuta quando pretendia embarcar para Algeciras (Cádis) com uma imigrante marroquina de 19 anos escondida no carro.

Segundo informou a Brigada Fiscal da Guardia Civil espanhola, a imigrante foi detetada na tarde de sexta-feira na mala do carro do português, entre a muita bagagem que bloqueava a visão para o interior da viatura, que tinha matrícula portuguesa.

A jovem marroquina, de 19 anos, não tinha qualquer tipo de documentação que lhe permitisse entrar legalmente em Espanha e foi posta em liberdade.

O português foi detido por “delito contra os direitos de cidadãos estrangeiros”.

Desde que entrou em vigor a reforma do Código Penal em Espanha, este tipo de atuação – esconder uma pessoa entre as malas e não dentro de uma delas – evita que a pessoa transportada ponha a sua própria vida em risco.

Este procedimento evita penas maiores para quem é detetado a tentar passar as pessoas, uma vez que transportar migrantes sem que estes ponham a vida em risco não costuma dar pena maior do que uma multa.

Segundo a imprensa de Ceuta, esta situação tem levantado críticas entre os elementos das autoridades locais e os seus sindicatos, que consideram que a leveza da pena neste tipo de delito possa motivar mais pessoas a tentar o mesmo procedimento.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.