//

Portugal prepara-se para reconhecer Palestina como Estado

3

Carles Palacio / arietcat / Flickr

O Governo está a preparar-se para reconhecer a Palestina como Estado, de acordo com informações do Expresso. 

De acordo com fontes governamentais, citadas pelo semanário, o Partido Socialista preparou um projeto de resolução que recomenda ao Governo o reconhecimento da Palestina como país. O Executivo liderado por Passos Coelho está a analisar a recomendação e a estudar eventuais propostas de alteração.

O Expresso adianta que, para o Governo, Portugal “sempre fez parte do grupo de países que defende que a solução dos dois Estados é a mais adequada para garantir a paz e a segurança na região”. O deputado do PSD, António Rodrigues, afirma à publicação que não tem dúvidas de que o partido vai assumir uma posição favorável.

O assunto esteve em debate no Parlamento Europeu esta semana, mas a votação só será realizada entre 15 e 18 de dezembro. A questão foi também debatida a 17 de novembro no Conselho de Ministros dos Negócios Estrangeiros da UE, quando a Alta Representante da UE para Política Externa e Segurança, Federica Mogherini (que substituiu Catherine Ashton este verão), adiantou que “fiaria feliz se o Estado palestiniano existisse” no termo do seu mandato.

A 30 de outubro, a Suécia reconheceu a Palestina como Estado, e desde então Reino Unido, Espanha e França são alguns dos países que avançaram com propostas que recomendam o reconhecimento do Estado palestiniano. Outros sete países membros da União Europeia, na Europa de leste e no Mediterrâneo, já reconheceram o estado palestiniano – Bulgária, Chipre, República Checa, Hungria, Malta, Polónia e Roménia. A Islândia, que não pertence à União Europeia, foi o único país da Europa ocidental que o fez até agora.

ZAP

3 Comments

  1. Creio ser muito importante, pecando apenas por tardio, que seja reconhecido o Estado da Palestina. Já o foi por muitos outros paises, alguns da U.E. e não será por isso que se irão agravar as relações entre israelitas e palestinianos. Trata-se de um verdadeiro sofisma – que só pretende manter o staus quo ou permitir a Israel reforçar o seu poderia bélico -insistir, e é a teoria israelita, de que a Palestina só deverá ser reconhecida com Estado independente quando alcançada a paz!!!

  2. Já vamos tarde, como sempre não temos vontade própria foi necessário ver os outros, devemos reconhecer, apoiar e mostrar aos semitas que não temos medo

  3. Caro Guilherme, Israel não coloca o “alcançar da paz” como condição para reconhecimento da Palestina, mas sim que os árabes, auto-denominados palestinos, reconheçam o Estado de Israel. Basta isso. Só que os tais palestinos recusam-se a fazer aquilo que pedem que os outros façam. Eles querem o reconhecimento do seu Estado, mas recusam-se a reconhecer o Estado de Israel. Quanto ao sr. Caallipi, tendo ou não um Estado reconhecido, os ismaelitas continuarão a temer Israel. Foi sempre assim ao longo da História e continuará sendo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.