/

Portugal vice-campeão Europeu Sub-19

Diogo Pinto / FPF

Portugal ficou esta quinta-feira um passo do sonho ao perder a final do Europeu sub-19 de futebol com a Alemanha, por 1-0, numa partida disputada em Budapeste.

Hany Mukhtar marcou o único golo da partida, aos 39 minutos, dando à Mannschaft sub-19 o segundo cetro de sub-19, depois da conquista em 2007/08, sendo que a Alemanha oriental tinha vencido em 1986 e a ocidental em 1981, quando a prova era disputada por jogadores sub-18.

Portugal enfrentou a seleção da Alemanha, depois de nas meias-finais ter garantido o acesso à final ao eliminar a atual campeã europeia do escalão, a Sérvia, no desempate através da marcação de grandes penalidades.

É a segunda vez que a seleção das quinas vai a uma final do Europeu neste escalão, depois de em 2003 ter perdido com a Itália (2-0).

Portugal venceu duas vezes este campeonato, mas também ainda no escalão de sub-18, em 1994 e 1999.

FPF pede apoio dos clubes para valorizar jovens talentos

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, afirmou estar orgulhoso da seleção de sub-19, apesar da derrota na final do Europeu, pedindo aos clubes para apostarem mais nos jogadores lusos.

“Não conquistaram o título, mas fizeram-nos vibrar e deixaram-nos orgulhosos pela prestação meritória perante adversários tão complicados”, disse Gomes, em declarações à página da FPF.

Apesar da derrota frente à Alemanha, o líder federativo deixou “uma palavra especial” para os jogadores portugueses e, “neste momento de tristeza”, enviou “um grande abraço de parabéns a todos os elementos da comitiva da nossa seleção – aos nossos atletas, equipa técnica, staff da FPF -, que permitiu que esta seleção chegasse à final do Campeonato da Europa de sub-19”.

“Agora que ganharam o reconhecimento da generalidade dos portugueses cabe-me deixar um alerta a todos os responsáveis do futebol português”, disse Fernando Gomes, para quem “a formação em Portugal, a começar nos clubes, está a funcionar bem e produz talentos”.

Fernando Gomes apelou aos responsáveis pelo futebol português que “apostem nos jovens valores portugueses, dêem-lhes as oportunidades que repetidamente dão provas de merecer, apostem neles com convicção e conscientes de que para crescer é preciso competir”.

“Para crescer é preciso errar. Para aprender é preciso ter tempo”, disse o presidente da FPF, que pediu aos adeptos para demonstrarem “um carinho especial” pelos jogadores, pois saber valorizar o que é nacional, “apoiando nos bons e maus momentos é uma ajuda decisiva para que o futebol nacional continue ao mais alto nível”.

“Temos responsabilidades próprias que assumimos na altura das derrotas e das vitórias mas sabemos que todos juntos – clubes, treinadores, dirigentes, adeptos, comunicação social – num espírito construtivo, de diálogo e união, colheremos frutos do nosso esforço”, concluiu.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.