//

Portugal oferece aos refugiados 2 mil vagas nas universidades e trabalho na agricultura

3

partidosocialista / Flickr

O primeiro-Ministro António Costa

António Costa coloca Portugal ao dispor de Angela Merkel para a resolução do problema dos refugiados, manifestando à chanceler alemã o interesse em acolher no nosso país estudantes universitários e trabalhadores para a agricultura.

Duas ideias que o primeiro-ministro vai partilhar com Angela Merkel durante o almoço que se vai realizar, esta sexta-feira, em Berlim.

O Público falou com António Costa, antes da partida para a Alemanha, e o governante revelou duas das propostas “significativas” que pretende apresentar à Chanceler.

António Costa vai disponibilizar as universidades portuguesas aos refugiados que queiram prosseguir os seus estudos no Ensino Superior.

Existem duas mil vagas por preencher nas Universidades nacionais que vivem, cada vez mais, aflitas com problemas de financiamento.

O acolhimento de refugiados seria uma possível solução para esse problema e ajudaria Merkel a aliviar a pressão que o elevado número de refugiados está a causar na Alemanha.

Outra proposta de António Costa passa pelo recrutamento de refugiados para trabalharem no sector agrícola, nomeadamente nas produções que se vêem forçadas a contratarem pessoas no Vietname e na Tailândia por falta de mão-de-obra em Portugal.

Esta ideia visa também, a abertura do mercado alemão à produção agrícola nacional, conforme reporta o Público. E não é por mero acaso que António Costa passa por uma Feira ligada ao sector da fruta, antes do almoço com Merkel.

ZAP

3 Comments

  1. Ora sr. Ministro…mandam vir os refugiados e mandem embora os portugueses…eu como português, se quero algo do estado nada tenho, vêm os refugiados e dão-lhes tudo de borla?!!? Sim senhor…grande país!! Isto está cada vez melhor…Oh Sr. Ministro…mas eu sou menos que um refugiado?!!? Parece que sim…Se eles têm direito a casa, comida e trabalho, porque eu não tenho direito a isso?! Enfim mas que porcaria de país temos…De Portugal só gosto de sol, paisagens e a água-…de resto…é tudo lixo..infelizmente…a começar pelos políticos, deputados, gestores e administradores públicos a ganharem dinheiro que nunca mais acaba…Vocês acham que isto vai ao sítio?!?!’ Nunca na vida…são muitos a comer neste tacho…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.