Portugal não está preparado para um alerta nuclear

cephir / Flickr

Representantes dos bombeiros e da Proteção Civil alertam que Portugal não está preparado para um alerta nuclear. O Governo garante que o país tem um plano de emergência.

O debate acende-se no seguimento da polémica gerada em torno da construção por parte do Governo espanhol de um aterro nuclear junto da central de Almaraz, perto da fronteira portuguesa, e cujo processo Portugal ainda não conseguiu travar. Esta quinta-feira, decorre em Madrid uma reunião com as autoridades espanholas onde o Ministério do Ambiente português já confirmou a presença.

Ricardo Ribeiro, presidente da Associação Portuguesa de Técnicos de Segurança e Proteção Civil, dá conta à TSF da falta de formação e sobretudo de equipamentos para o combate ao risco nuclear, que fazem com que Portugal possa não conseguir responder a um acidente nuclear.

“Os agentes da proteção civil, nomeadamente aqueles a quem compete fazer a contenção do risco e a defesa das populações, têm equipamentos específicos para trabalharem em operações de perigo radiológico? Não têm“, afirma o responsável nacional da Proteção Civil, que acrescenta que as “competências adquiridas e atualizadas ao nível da formação” das forças de socorro também não são suficientes.

O representante exige mesmo que Portugal pressione o governo espanhol “a assumir os custos de formação, equipamento de proteção dos bombeiros e informação à população”.

A Associação Nacional de Bombeiros Profissionais, por sua vez, defende que o país não pode “só se lembrar de Santa Bárbara quando troveja”. Em declarações à TSF, Fernando Curto pede que seja aprovado e divulgado, com urgência, um plano de emergência a ativar em caso de acidente nuclear no outro lado da fronteira, nomeadamente na polémica central de Almaraz em Espanha.

O Governo, através do secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, já veio afirmar que esse plano de emergência existe.

A falta de capacidade de Portugal responder a um alerta nuclear foi apontada também por Francisco Ferreira, da associação ambientalista Zero, que afirmou em dezembro, em entrevista ao Público, que Portugal não está preparado “para lidar” com picos de poluição nas cidades.

Para esta quinta-feira, às 18 horas, está prevista uma concentração pelo encerramento da central nuclear de Almaraz, em frente ao Consulado de Espanha na Avenida da Liberdade, em Lisboa.

O objetivo é pressionar as autoridades de Madrid em relação a Almaraz, numa altura em que Espanha quer avançar com o armazenamento de resíduos nucleares na central nuclear.

// ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.