/

Portugal conquista medalha de bronze no futebol de praia em Baku

Srdjan Suki / EPA

O português Bernardo Santos e o suíço Moritz Jaeggy na partida pela medalha de bronze do futebol de praia nos Jogos Europeus de Baku 2015

O português Bernardo Santos e o suíço Moritz Jaeggy na partida pela medalha de bronze do futebol de praia nos Jogos Europeus de Baku 2015

A seleção portuguesa de futebol de praia conquistou este domingo a medalha de bronze nos I Jogos Europeus, em Baku, após triunfo suado sobre a Suíça, com sustos e por tangencial 6-5.

Depois de uma fase de grupos em que a equipa de Mário Narciso recuperou de desvantagens de dois/três golos para vencer sempre (deu a volta a 2-4 com esta mesma Suíça para ganhar por 6-5), a equipa das quinas parecia que ia desperdiçar uma vantagem de 4-1, mas, quando se encontrou em desvantagem 5-4, Nuno Belchior teve arte para dar a volta e dar um merecido pódio a Portugal.

Recuperar animicamente do jogo da véspera – derrota imerecida, por 2-1, frente à campeã do mundo, a Rússia – foi um dos desafios da equipa que, quando parecia perder-se, soube unir-se no momento decisivo.

Portugal entrou empenhado em mostrar que a final de consolação era um erro – merecia lutar pelo ouro – e no primeiro período dispôs de várias oportunidades para alicerçar vantagem, porém cometeu os mesmos pecados de finalização da meia-final com a Rússia.

O desperdício apenas não apanhou Belchior que, deixado sem marcação, apontou o único golo do primeiro período (07 minutos).

No segundo tempo, a situação inverteu-se, já que a eficácia foi superior ao caudal de futebol apresentado, embora as distrações de marcação tivessem permitido dois golos na imediata resposta aos tentos lusos.

Bruno Torres (13), de cabeça, e Jordan Santos (21) e Alan (22), com remates defensáveis, levaram Portugal até aos quatro golos, mas com respostas intercaladas de Philipp Borer (13) e Sandro Spaccarotella (22), cujos fortes remates deixaram o resultado em 4-2 no final do segundo período.

A nove minutos do fim, com Portugal a pausar o ritmo de jogo, aparentemente controlado, o capitão Madjer facilitou na defesa e o seu alívio foi contra Moritz Jaeggy, com a bola a fazer chapéu perfeito a Elinton, adiantado.

Segundos depois, Bruno Novo cometeu falta para grande penalidade e Philipp Borer empatou, antes de Noel Ott, no minuto seguinte, colocar os helvéticos pela primeira vez em vantagem (5-4).

Quando as expressões dos lusos perdiam vigor, Belchior (31), de livre, empatou e segundos depois, de bicicleta, recolocou a equipa em definitivo na frente e colocou Portugal na rota da sua décima medalha nos Jogos Europeus, terceira de bronze.

Futebol365 / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.