/

Porto supera Dubai, Nova Iorque e Montreal no turismo de negócios

Simone D. McCourtie / World Bank

-

O Porto subiu três posições em 2014 no ranking mundial da indústria de reuniões e eventos internacionais, ocupando o 43º lugar entre mais de 400 cidades.

Em comunicado, a Associação de Turismo do Porto (ATP) destaca que, “ano após ano, a cidade tem vindo a fortalecer de forma sustentada o seu posicionamento como destino de turismo de negócios, estando atualmente à frente de cidades de referência” como o Dubai, Nova Iorque, Montreal, Oslo ou Florença enquanto destino para realização de congressos, conferências, reuniões e eventos internacionais.

Citando dados da International Congress and Convention Association (ICCA) – a associação internacional representativa da chamada meeting industry – a ATP diz terem sido realizados no ano passado um total de 57 eventos internacionais na cidade do Porto, validados de acordo com os critérios daquele organismo internacional.

“Estes indicadores vêm demonstrar que a estratégia e o trabalho que têm vindo a ser desenvolvidos pela ATP em estreita parceria com as empresas privadas do setor estão a alcançar resultados muito positivos”, afirma o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, que é também presidente da associação.

O segmento do turismo de negócios é uma das prioridades estratégicas definidas pela ATP para 2015, que tem, por isso, canalizado um maior investimento para este produto turístico, quer através do aumento e da diversificação das ações promocionais, quer do reforço da sua equipa de colaboradores neste segmento.

Neste contexto, a ATP aponta como objetivo para o próximo ano alcançar uma nova subida do Porto no ranking mundial da ICCA, com Rui Moreira a destacar o contributo previsto, “a curto/médio prazo, da criação de novas infraestruturas na cidade, entre as quais o novo centro de congressos no Pavilhão Rosa Mota, para além da captação de novas ligações aéreas diretas para o Porto”.

Em 2010, o Porto ocupava o 56º lugar no ranking da ICCA, tendo subido duas posições em 2011 (para o 54º lugar) e mais uma em 2012, para a 53ª posição.

Em 2013 a subida foi de sete lugares, para o 46º posto, a que seguiu, agora, o 43º lugar de 2014.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.