/

Porto Editora compra Livros do Brasil

1

Giandomenico Ricci / Flickr

-

A publicação de obras de Patrick Mondiano, Nobel da Literatura 2014, a recuperação do catálogo da Livros do Brasil e a reedição da obra poética de Sophia de Mello Breyner Andresen marcam o primeiro semestre, da Porto Editora.

O grupo editorial Porto Editora adquiriu a editora Livros do Brasil, por cerca de 500 mil euros, e relançará o catálogo daquela chancela portuguesa a partir deste ano, disse à Lusa fonte da empresa.

A Porto Editora avançou com a aquisição “da prestigiada chancela”, depois de “um ano de colaboração e parceria para as áreas de edição e de distribuição”, que incluiu ainda a reimpressão de algumas obras da editora, sustentou.

Com o acordo de compra, a Porto Editora pretende “relançar e dinamizar” a Livros do Brasil e um catálogo que incluiu, desde a sua fundação, em 1944, autores como Albert Camus, Ernest Hemingway, John Steinbeck, Pearl S. Buck, Aldous Huxley, André Malreaux, James Joyce e Eça de Queirós.

O catálogo da Livros do Brasil, célebre também pelas emblemáticas coleções Argonauta (ficção científica) e Vampiro (policial), ficará a cargo do editor Manuel Alberto Valente.

O grupo editorial revelou esta quinta-feira o plano editorial para o primeiro semestre de 2015, destacando, além do relançamento da Livros do Brasil, a publicação de novas obras do escritor francês Patrick Mondiano, Nobel da Literatura em 2014.

Está prevista ainda a edição, pela Sextante Editora, do romance “As raízes do céu”, do escritor francês Romain Gary, Prémio Goncourt, e a obra “1889”, do escritor e jornalista brasileiro Laurentino Gomes, pela Porto Editora.

Vai prosseguir a reedição da obra poética de Sophia de Mello Breyner Andresen, pela Assírio & Alvim, e novas edições da obra de Valter Hugo Mãe.

O destaque da Porto Editora vai ainda para a entrada da extensa obra da escritora Luísa Ducla Soares, no catálogo do grupo editorial.

Embora Luísa Ducla Soares, um dos mais prolíficos nomes da literatura para a infância e juventude, já tenha publicado algumas obras com a Porto Editora, a partir deste ano começa a editar prioritariamente neste grupo editorial.

A Porto Editora, fundada em 1944, integra as empresas Areal Editores, Bertrand Editora, Círculo de Leitores, Lisboa Editora, a distribuidora de livros Bertrand, a rede de livrarias Bertrand, a Plural Editores Angola, Plural Editores Moçambique e a unidade de produção Bloco Gráfico.

O grupo integra também as chancelas Assírio & Alvim, Albatroz, ArtePlural, Contraponto, GestãoPlus, Ideias de Ler, Pergaminho, Quetzal Editores, Sextante Editora, Temas e Debates e 11×17.

/Lusa

1 Comment

  1. Em Setembro despediram todas as funcionárias que trabalhavam nos dicionários, supostamente por questões financeiras. Uns meses depois compram uma editora… Seria interessante alguém colocar-lhes esta questão.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.