Porque é que quanto mais dorme, mais sono tem?

1

Certamente já lhe aconteceu dormir mais horas que o habitual e acordar, também, mais cansado que o habitual. A explicação é simples: de acordo com um psicólogo da medicina do sono, passar horas extra na cama quebra a rotina do corpo e provoca um cansaço adicional.

Michael J. Breus, psicólogo clínico da Academia Americana da Medicina do Sono, explica o porquê de dormir demais deixar as pessoas mais cansadas.

O nosso corpo adora estabilidade e prefere quando se vai para a cama e se acorda à mesma hora todos os dias”, começa por explicar, em declarações ao YouBeauty. “Se o corpo está habituado a ter oito horas de sono e de repente tem nove, isto vai perturbar a sua rotina já estabelecida”, acrescenta.

O médico esclarece ainda que “a média de um ciclo de sono é de 90 minutos e, normalmente, as pessoas passam por cinco etapas durante uma noite de 7,5 horas de repouso”.

Ou seja, “se dormir uma hora a mais, provavelmente vai despertar no estágio três ou quatro deste ciclo, que representa o sono profundo”, e “para além de ser mais difícil acordar nesta fase, a interrupção nesta etapa deixará a pessoa exausta e desanimada durante todo o dia”.

Michael J. Breus faz ainda questão de salientar que “quantidade não é qualidade“, e que se pode “dormir muito e, ainda assim, privado de um bom sono”.

O especialista aconselha então, para encontrar a melhor hora de ir para a cama, a “começar na hora de acordar e contar 7,5 horas para trás; desta forma, vai conseguir completar os cinco ciclos que o corpo necessita”.

CG, ZAP

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.