Cientista chateado descobre porque as moscas não conseguem sair das casas

5

Já se perguntou porque é que as moscas decidem entrar nas nossas casas para dar umas voltinhas e depois, em vez de sair pelo mesmo lugar por onde entraram, ficam a debater-se contra o vidro da janela até morrer?

Este comportamento terá incomodado também o investigador Hans Smid, da Universidade de Wageningen, na Holanda – tanto, que decidiu fazer um estudo sobre os movimentos do insecto.

O cientista explica que as moscas não seguem uma rota planeada, e não memorizam o caminho que percorrem – é por isso que acabam a entrar nas casas e depois não conseguem mais sair.

A mosca usa a luz como uma bússola para se movimentar: é por isso que é atraída para a janela, mas não consegue diferenciar uma janela aberta de uma janela de vidro fechada.

O insecto continua a tentar seguir a luz durante horas, até que finalmente acaba por morrer, cometendo a indelicadeza de transformar a sua janela num pequeno cemitério para animaizinhos voadores de seis patas.

Assim, a melhor forma de dar uma pequena ajuda para que as moscas consigam sair de sua casa é mesmo retirar as fontes de luz do ambiente, exceto a luz que quiser que ela siga (a de fora).

Pode, por exemplo, fechar as portas da sala e todas as cortinas da janela, menos a da janela que está aberta. Uma vez fora de casa, a mosca pode continuar a sua vida feliz para sempre – por mais um ou dois dias.

HypeScience

5 Comments

  1. Isto está mesmo do “caraças”… Santa ignorância.
    Toda a gente sabe isto… Isto é mais velho que a “Sé” de Braga.
    Só este “cientista” é que não sabia.
    Mas que raio de cientista ignorante este me saiu.

  2. Isto demonstra o magnífico “estado” a que esta civilização chegou… aquilo que é puro bom senso e que todos sabemos ainda não tinha o devido suporte científico!!!
    E portanto, só agora, que alguém se debruçou sobre o assunto e certamente utilizou métodos e metodologias científicas e fez o respetivo tratamento estatístico da informação recolhida é que tal pode ser devidamente relatado e assumido como uma realidade… E com um bocadinho de sorte, ainda vai publicar dois ou três “papers” sobre o assunto… enfim.
    Passem bem,

  3. Este deve ter estado a tirar o doutorado ao fim de semana com o senhor Sócrates, mas ainda para o informar e ficar com um pouco mais de conhecimento se a luz é uma atracção para as moscas o próprio ambiente mais quente do lar ou abrigado no verão não deixa de ser menor.

  4. …….fogo, ha tantos anos que eu as vejo esbarrar contra o vidro das minhas janelas, e depois entao de abrir a janelas elas saiem….longe eu de pensar que elas afinal queriam mesmo sair e eu nao sabia. Agora esta explicado!!!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.