/

Poluição coloca Pequim em alerta vermelho

Leo Fung / Flickr

-

Esta é a primeira vez que a capital chinesa emite um alerta vermelho, o nível mais elevado, devido à poluição que se faz sentir na cidade.

Pequim emitiu esta segunda-feira um alerta vermelho devido à poluição atmosférica. Esta é a primeira vez que a capital chinesa entra no nível de alerta mais elevado, segundo a agência Xinhua, citada pela BBC.

Apesar de os níveis de poluição atuais estarem mais baixos do que os da semana passada, as autoridades esperam que os próximos três dias sejam de nevoeiro denso.

O alerta entra em vigor a partir desta terça de manhã, às 07h00 locais, e vai durar até ao 12h00 da próxima quinta-feira, dia em que se espera que uma frente fria chegue e limpe o nevoeiro.

Enquanto esta situação se mantiver, as escolas vão fechar, a construção vai parar e a circulação rodoviária vai ter algumas restrições.

Esta situação acontece numa altura em que decorre a Conferência do Clima, em Paris, na qual o chefe de estado chinês, Xi Jinping, se encontra presente.

Na passada quarta-feira, durante a mesma conferência, o país anunciou a intenção de reduzir em 60% as emissões dos “principais poluentes” das suas fábricas de carvão até 2020, modernizando as estruturas.

Considerado o país mais poluidor do mundo, a situação tem vindo a agravar-se nos últimos tempos, com muitas pessoas a tentar alertar consciências para este grave fenómeno.

Caso disso foi o artista Nut Brother que, no início deste mês, apresentou o seu tijolo feito de poluição com o ar aspirado de Pequim.

O artista passou 100 dias a aspirar as ruas da capital chinesa, durante cerca de quatro horas diárias, com um aspirador industrial de 1.000 watts e, com a poeira recolhida do ar misturada com argila, criou o famoso tijolo.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.