/

Político alemão em apuros por causa de planta de canábis

CV youtube

Cem Ozdemir, líder dos Verdes alemães com planta de marijuana na varanda

Cem Ozdemir, líder dos Verdes alemães com planta de marijuana na varanda

Um político alemão perdeu a imunidade parlamentar e está a ser investigado por causa de uma planta de marijuana. Cem Özdemir, presidente dos Verdes germânicos, está indignado e fala de um símbolo político, depois de ter dito que tinha sido uma “prenda”.

A famigerada planta de marijuana apareceu num vídeo, feito pelo político na varanda da sua casa, a propósito do “Ice Bucket Challenge“. Foi o próprio Cem Özdemir quem partilhou o filme de menos de um minuto nas redes sociais, depois de ter cumprido o desafio que levou milhões de pessoas, em todo o mundo, a despejarem um balde de água fria sobre a cabeça, em solidariedade para com a Associação norte-americana de Esclerose Lateral Amiotrófica.

A planta de marijuana aparece aparentemente de forma casual nas imagens e o assunto foi muito comentado nas redes sociais. Depois do burburinho, chegou ao mundo da política e agora desenvolve-se com a perda de imunidade do líder dos Verdes e a abertura de uma investigação.

Cem Özdemir começou por alegar que a planta de marijuana foi “uma prenda” que recebeu no congresso do seu partido em 2014. Mas agora argumenta que foi colocada de propósito no vídeo, em prol da luta do seu partido pela liberalização do consumo de canábis, e manifesta a sua “indignação” por ter perdido a imunidade, conforme noticia a imprensa alemã. O líder dos Verdes reforça a ideia sublinhando que pretende levar o tema a debate no Parlamento.

Na Alemanha, o cultivo de marijuana só é permitido a agricultores com autorização especial.

Quanto a Cem Özdemir, não é a primeira vez que está envolvido em polémica. O político foi acusado de utilizar as milhas de voo acumuladas no cumprimento do seu trabalho parlamentar para uso pessoal, em viagens de lazer.

De origem turca, Cem Özdemir é apontado como um exemplo de integração da comunidade oriunda da Turquia na Alemanha, tendo sido o primeiro não nascido em solo germânico a chegar a chefe de um partido.

SV, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.