//

Novo teste vai identificar quem usou o telemóvel enquanto conduzia (e o que fez)

Grande parte dos estados na América do Norte proíbe a utilização do telemóvel enquanto se conduz, seja para falar, seja para qualquer outro uso, como escrever mensagens.

Ao longo do tempo foram lançadas inúmeras campanhas, habitualmente com elevados custos de produção, para sendsibilizar as populações acerca dos riscos de conduzir e usar o telemóvel.

Agora, a cidade de Nova Iorque lançar um programa inovador, que aborda o problema de uma perspectiva diferente: implementar um “teste de uso do telemóvel” – tal qual um teste de alcoolemia.

O novo teste será realizado com um scanner electrónico, chamado Textalyzer, com o qual a polícia terá acesso aos conteúdos do telefone e poderá saber se o condutor estava de facto a utilizar o telefone – e o que estava a fazer: conversas de voz, mensagens SMS, Whatsup, etc-

Segundo a revista Time, quem recusar fazer o teste enfrentará consequências pesadas – entre as quais, sanções pecuniárias elevadas e a perda da carta de condução.

A proposta de lei contempla apenas o caso em que o condutor esteja implicado num acidente e não em operações policiais de rotina.

Mas a medida está a despertar um aceso debate, com questões relacionadas com a privacidade – que, uma vez mais, entra em rota de colisão com a segurança das populações.

ZAP / tecnologia.com.pt

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.