/

Polícia recupera violino Stradivarius com 300 anos roubado nos EUA

Doug Miller / Flickr

-

A polícia norte-americana anunciou hoje ter encontrado, em boas condições, um raro e precioso violino Stradivarius, roubado na semana passada no estado de Wisconsin (norte).

Uma fotografia do instrumento, um violino com 300 anos feito pelo famoso artesão italiano Antonio Stradivarius, foi divulgada na conta de Twitter da polícia do estado de Milwaukee, para celebrar a descoberta da peça em boa estado.

O Stradivarius, avaliado em 3,69 milhões de euros, foi roubado a 27 de janeiro, quando três ladrões armados, dois homens e uma mulher, atacaram o primeiro violino e solista da Orquestra Sinfónica de Milwaukee Frank Almond, após um concerto no Colégio Luterano de Wisconsin.

MilwaukeePolice/Twitter

O violino Stradivarius roubado, em foto divulgada no Twitter da polícia de Milwaukee

O violino Stradivarius roubado, em foto divulgada no Twitter da polícia de Milwaukee

Ainda existem no mundo perto de 600 violinos Stradivarius, apreciados pela incrível e inimitável sonoridade.

Em 2011, um Stradivarius foi vendido por cerca de 11 milhões de euros, num leilão de solidariedade para as vítimas do maremoto do Japão, a 11 de março do mesmo ano.

O Lipinski Stradivarius roubado na passada semana tinha sido emprestado por um anónimo do Wisconsin, cuja família possui o instrumento há mais de 50 anos. O violino foi fabricado em 1715, em Cremona.

As autoridades descartaram a possibilidade de que os três ladrões façam parte de uma rede organizada.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.