/

Polícia mata jovem negro a 3 quilómetros de Ferguson

Um polícia matou hoje a tiro um jovem negro que estava armado em Berkeley, no Missuri, Estados Unidos, uma localidade perto de Ferguson, cenário de violentos protestos nos últimos meses.

Segundo a polícia, o adolescente estava armado e apontou a arma quando o agente se aproximou dele e de outro individuo, numa ronda de rotina a uma bomba de gasolina nos arredores de Berkeley.

“Temendo pela sua vida, o agente de Berkley fez vários disparos, atingindo o homem e ferindo-o mortalmente”, disse o porta-voz da polícia do Condado de Saint Louis, Brian Schellman, num comunicado difundido na rede social Twitter e citado pela agência EFE.

Berkeley situa-se muito perto de Ferguson, onde em agosto passado um polícia branco matou um adolescente desarmado, Michael Brown, num incidente que desencadeou protestos por todo o país contra os métodos e o racismo da polícia.

O departamento policial do Condado de Saint Louis “está a levar a cabo uma investigação” sobre o incidente, disse Schellman, acrescentando que a arma do morto foi recuperada no local do incidente.

O porta-voz disse ainda que não podia divulgar a identidade do falecido, mas alguns meios locais identificaram-no como sendo Antonio Martin, de 18 anos.

Pouco depois do incidente, dezenas de pessoas acorreram à bomba de gasolina, de onde lançaram gritos contra a polícia que se encontrava no local para manter a tranquilidade na zona, disse a emissora local.

Polícia divulga vídeo

A polícia de Berkeley divulgou entretanto um vídeo, captado pelas câmaras de vigilância da estação de serviço, no qual se pode observar a chegada de uma viatura de polícia, da qual um grupo de jovens se aproxima.

De acordo com a polícia local, o vídeo (abaixo) mostra um dos jovens a apontar uma arma a um dos agentes no local.

Em conferência de imprensa após o incidente, a polícia confirmou que o agente disparou por três vezes, tendo um dos disparos atingido o jovem, que não chegou a efectuar nenhum disparo.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.