Polícia Federal brasileira desmantela rede de fraude milionária ao fisco

PhotoXpress

-

A Polícia Federal brasileira realiza esta quinta-feira uma operação para desarticular um grupo suspeito de fraude de até 19 mil milhões de reais (5,47 mil milhões de euros) na Receita Federal, através de manipulações de processos.

O grupo atuava no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF) e, segundo a Polícia Federal, alterava o resultado de trâmites e julgamentos, o que resultava em milhões de reais economizados pelas empresas acusadas de irregularidades, que não foram pagos à União.

Até ao momento, as investigações identificaram prejuízos de quase seis mil milhões de reais (1,7 mil milhões de euros), mas suspeita-se que a fraude possa ter chegado aos 19 mil milhões de reais (5,47 mil milhões de euros).

A investigação do crime, que começou em 2013, identificou que o grupo atuava no CARF para defender interesses de empresas, com estratégias para corromper e influenciar conselheiros com o objetivo de diminuir os valores das coimas ou de as anular.

Funcionários públicos passavam informações obtidas no conselho para escritórios que assessoravam as empresas em Brasília, São Paulo, Ceará e outros estados, segundo a polícia. Empresas intermediárias eram utilizadas para branquear o capital, que voltava aos empresários autuados, como se fosse património regular.

A operação, feita em conjunto com o Ministério Público federal, a Corregedoria do Ministério da Fazenda e a Receita Federal, conta com a participação de 180 polícias e 55 fiscais do fisco, que cumprem 41 mandados de busca e apreensão.

Os suspeitos poderão responder pelos crimes de corrupção passiva e ativa, associação criminosa, branqueamento de capitais e tráfico de influências.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.