/

Polícia britânica alerta para fraudes em sites de relacionamentos

A polícia britânica lançou este sábado alerta acerca de casos de fraude relacionados com os ‘sites’ de relacionamentos amorosos na Internet, divulgando a história de uma mulher que foi burlada em cerca de dois milhões de euros.

Segundo as autoridades policiais britânicas, a mulher foi enganada por um homem que conheceu através de uma página na Internet dedicada a encontros amorosos.

O homem, que afirmou ser um engenheiro, desenvolveu um relacionamento romântico com a vítima. Com a ajuda de outros cúmplices, que foram apresentados como seus associados, o homem convenceu a vítima a dar-lhes grandes somas de dinheiro durante 10 meses.

Dois membros deste grupo organizado, identificados como Ife Ojo, de 31 anos, e Olusegun Agbaje, de 43 anos, foram detidos e vão ser julgados, na sequência de uma investigação da unidade da polícia especializada em cibercrime e fraude, precisou um comunicado, hoje divulgado.

No ano passado, 100 vítimas perderam mais de 5,6 milhões de euros, depois de terem sido manipuladas, sem escrúpulos, por homens e mulheres que alegadamente afirmavam amar estas pessoas”, afirmou o inspetor da polícia, Gary Miles.

Estes casos têm “um impacto emocional e financeiro enorme para as vítimas”, acrescentou.

Em muitos casos, envergonhadas pela sua ingenuidade, as vítimas destas fraudes não apresentam queixa.

“As vítimas deste tipo de fraude devem compreender que não são estúpidas e que não são um caso isolado. Os burlões são extremamente manipuladores e não medem esforços para convencer as vítimas que estão apaixonados e têm necessidades financeiras”, acrescentou o inspetor.

A polícia britânica também divulgou um conjunto de conselhos para os que utilizam a Internet para procurar a sua “alma gémea”, nomeadamente não fornecer dados de contas bancárias, não ficar impressionado com relatos de situações alegadamente dramáticas e não manter em segredo o relacionamento.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.