Polícia belga detém 12 suspeitos de terrorismo

1

Julien Warnand / EPA

-

A polícia belga deteve esta madrugada, no quadro de uma operação antiterrorista, pelo menos 10 suspeitos de quererem cometer um ou vários atentados na Bélgica.

De acordo com a cadeia de televisão Rtbf, as operações decorreram maioritariamente na região de Bruxelas, mas também nas regiões da Valónia e da Flandres, indicam as agências internacionais, com a agência EFE a falar de 10 detidos e a AFP a indicar 12 na sequência de 40 ações da polícia.

A procuradoria belga já confirmou as operações que, ao que tudo indica, não estão relacionadas com o facto de quatro ministros do executivo de Bruxelas terem sido postos sob vigilância reforçada, após terem surgido ameaças de morte.

“Várias dezenas de operações foram realizadas na noite de sexta-feira para sábado em 16 comunas de Bélgica, no quadro de um dossiê de terrorismo que necessitava de uma intervenção imediata, e 12 pessoas foram privadas da liberdade”, indicou a procuradoria belga, salientando que as ações decorreram “sem incidentes e que não foram encontradas armas nem explosivos”.

Paralelamente, a procuradoria federal indicou a detenção de um novo suspeito relacionado com os atentados de Bruxelas que, em princípio, também nada tem que ver com as operações da madrugada deste sábado.

As detenções ocorrem depois de, nos últimos dias, a imprensa belga ter divulgado uma nota interna da polícia, que alertava os agentes para o “risco iminente” de um atentado no país.

ZAP / Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.