Podemos venezuelano quer ilegalizar democratas cristãos

1

durdaneta / Flickr

A direção do Podemos, um dos partidos que apoiam o Presidente Nicolás Maduro, solicitou esta quinta-feira ao Conselho Nacional Eleitoral (CNE) que ilegalize o partido democrata cristão Copei, por subscrever a iniciativa da oposição “documento pela transição”.

“Nós pedimos ao CNE que inabilite o Copei de participar nas próximas ou quaisquer outras eleições, porque estamos convencidos que um partido que aposta no golpe e na subversão do Estado de Direito no nosso país, não pode ser parte da vida democrática”, disse o secretário-geral do Podemos.

Argimiro Aponte falava aos jornalistas à saída do CNE onde, segundo explicou, entregou um documento solicitando a ilegalização da força política da oposição por assinar um acordo nacional para a transição, que, no seu entender, procura destituir o Presidente Nicolás Maduro.

Na segunda-feira, o presidente de Copei, Roberto Enríquez, anunciou que aquela organização assinaria o “Documento de Transição, em defesa da Constituição”, iniciativa dos opositores António Ledezma, preso desde quinta-feira passada sob a acusação de conspiração, da ex-deputada Maria Corina Machado e outro líder da oposição, Leopoldo López, que se encontra detido há um ano numa cadeia militar.

“Queremos anunciar ao país que os membros da direção política nacional do Copei, num ato de rebeldia cívica e de defesa da Constituição, vão subscrever o Documento de Transição (…) e iniciaremos uma operação nacional de recolha de assinaturas de apoio à iniciativa”, disse.

Roberto Enríquez acrescentou que seria um “ato de cobardia imperdoável” ficar em silêncio e, dirigindo-se aos venezuelanos, apelou a que exerçam os seus direitos e obriguem à realização de eleições parlamentares.

No passado dia 12, os três dirigentes da oposição, Maria Corina Machado, António Ledezma e Leopoldo López, apelaram ao povo da Venezuela para que apoiem um Acordo Nacional para a Transição pacífica no país.

“A Venezuela será o que os venezuelanos façam dela, através da mudança de rumo que nós mesmos decidamos. Esse rumo estará assegurado pelos consensos e compromissos do Acordo Nacional para a Transição”, explicaram, num comunicado conjunto.

Uma semana depois agentes dos Serviços Secretos venezuelanos detiveram António Ledezma.

/Lusa

1 Comment

  1. é o que eu digo…estes gajos fumam muita cangonha…volto a dizer que para muita pena minha…ainda há gente que apoia estes desgraçados….esta escumalha devia ir para o manicómio e, com um colete de forças…..

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.