Podemos levou 300 mil manifestantes às ruas de Madrid

O Podemos afirmou hoje que pelo menos 300 mil pessoas participaram na manifestação “Marcha da Mudança”, organizada hoje em Madrid, um evento que o partido já classificou como um “acontecimento histórico”.

Os números do Podemos são três vezes superiores ao que indicou hoje à tarde uma fonte da polícia, citada pela agência EFE. A fonte policial tinha estimado a afluência de apoiantes à manifestação em cerca de 100 mil pessoas.

Estimativas com base na densidade populacional dos espaços aos quais acorreram as pessoas também apontaram para cerca de 100 mil pessoas.

Em comunicado, o Podemos destacou que o êxito do evento “reside no facto de ter sido erguido em esforço” por “centenas de milhares de cidadãos”, com “opções políticas muito diferentes” umas das outras, que “partilharam o espírito de esperança que inundou as ruas da capital”.

O responsável da Secretaria Política do Podemos e número dois do partido, Íñigo Errejón, considerou que foi “uma mobilização histórica e um marco na democracia”.

“As centenas de milhares de cidadãos” que se deslocaram a Madrid “não vieram protestar nem pedir nada, mas apenas assinalar que uma mudança é possível, vieram construir a soberania popular”, salientou Errejón.

O Podemos foi oficializado em janeiro de 2014 (teve como origem os protestos de cidadãos do movimento cívico 15 de Maio, ou 15M), foi o quarto partido mais votado nas eleições europeias do ano passado e, segundo sondagens recentes, está a pouco mais de dois pontos percentuais do PP, atualmente no poder, à frente do PSOE (socialistas espanhóis).

Este ano a Espanha terá, sucessivamente, eleições municipais, autonómicas e gerais.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.