/

Podem estar mais de 6 mil jihadistas europeus a combater na Síria

2

(dr) Dabiq Magazine

-

Os cidadãos europeus que se juntaram às fileiras de grupos jihadistas para combater na Síria podem ser mais de 6.000, disse a comissária europeia da Justiça, Vera Jourová, a um jornal francês.

“A nível europeu, estimamos que entre 5.000 a 6.000 indivíduos fugiram para a Síria”, disse hoje, em entrevista ao Le Figaro, a comissária europeia da Justiça, Vera Jourová, acrescentando que o número pode ser superior devido à dificuldade em detectar os combatentes estrangeiros no conflito.

“Na altura dos ataques em Paris e Copenhaga, decidimos não nos deixar guiar pelo medo”, disse, referindo-se aos ataques ao jornal satírico Charlie Hebdo e a um centro cultural na Dinamarca.

Vera Jourová disse que a União Europeia (UE) preferiu promover a prevenção como forma de conter o êxodo constante de cidadãos europeus, analisando as razões pelas quais estes se juntavam a grupos jihadistas, além de motivos religiosos.

A pesquisa britânica identificou “o desejo de aventura, tédio, insatisfação com a sua vida e falta de perspectivas“, em todos os que optaram por abandonar as suas famílias e ir para a Síria, afirmou a comissária.

Outra acção da UE foi acelerar a troca de informação entre as forças da polícia e os tribunais dos estados membros, com mais partilha de dados pelos serviços secretos.

Mais de 215 mil pessoas foram mortas no conflito iniciado há quatro anos na Síria e cada vez mais dominado por grupos jihadistas.

/Lusa

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.