Pode não haver dinheiro para pagar reforma milionária de Salgado

6

Miguel A. Lopes / Lusa

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

A notícia de que a reforma de Ricardo Salgado vai passar dos 29 mil euros mensais para os 90 mil euros chocou muita gente. Mas, afinal, pode não haver dinheiro para suportar esse aumento.

A informação é avançada pelo jornal Expresso, que revela haver um diferendo jurídico em torno de quem deverá pagar este montante, bem como as dificuldades financeiras resultantes da queda do BES como circunstâncias que complicam a situação.

Em 2014, durante o mandato de Vítor Bento no BES, as reformas destes gestores tinham sido limitadas a 29 mil euros mensais, com base no Código das Sociedades Comerciais.

Mas uma decisão da ASF, Autoridade de Supervisão dos Seguros e Fundos de Pensões, determinou o aumento da pensão de Salgado e de outros 20 gestores do antigo BES.

A decisão implica o pagamento a Ricardo Salgado de 950 mil euros de retroactivos.

A ASF ainda decidiu que deve ser a gestora do Fundo de Pensões do Novo Banco a pagar na íntegra as pensões dos ex-gestores, contrariando a medida do Banco de Portugal, aquando do processo de resolução, que tinha atribuído ao “Banco mau” esse dever.

Mas a administração do Novo Banco está contra este aumento na pensão de Salgado, no que é apoiado pelo Banco de Portugal.

Segundo o Expresso, nem a ASF, nem o Fundo de Pensões do Novo Banco “conseguiram ainda autonomizar os activos que irão responder pelo pagamento das reformas acumuladas”.

E do lado do BES, em “situação patrimonial negativa“, não se pretende “adicionar um cêntimo que seja para fazer face a actualizações necessárias”, destaca o Expresso.

Está assim criado um impasse que parece de solução impossível – e que poderá levar a que não haja dinheiro para suportar os custos das reformas de Salgado e companhia.

ZAP

10 COMENTÁRIOS

  1. Um país sem lei, um autêntico país do faz de conta e não há uma “alminha” que ponha este estêrco de poderosos nos eixos, é demais tanta provocação.

  2. acho óptimo, todos os criminosos devem ser compensados…… perguntem a quem tinha o seu dinheirinho no espirito santo amen!
    país de merda ou uma m**** de país. um pais que só dá valor aos traidores do povo e da nação!

  3. Torna-se absolutamente escandaloso e moralmente ilegítimo o pagamento de reformas milionárias e não são assim tão poucas, para depois não haver possibilidades de aumentar o salário mínimo nacional para patamares dignos.

  4. Se fosse ele queixava-me então o Jardim Gonçalves recebe 170.000 e avião privado e ele só 90.000? Que pouca vergonha de país este.
    Se não há dinheiro para lhe pagarem baixem o salário mínimo que o povo aguenta ai aguenta aguenta. E quem se queixar é piegas como dizia o outro que mandou lixar as eleições.
    VIVAM os donos disto tudo.

  5. Nem reforma devia de ter. LADRÃO. Isto é mesmo 1 INJUSTÇA, esta cambada faz o quer quer e ainda recenem reforma milionários num sistema/país que está sem dinheiro?? Como é possível? Com a reforma dos 29mil está a pagar o que deve e a quem deve?? NÃOOOO. Quando vamos ter democracia a SERIO? E não demagogia?

  6. Realmente neste País em que nasci e trabalho e entrego o dinheiro aos desgovernantes com o maior sacrificio coisa que nenhum deles sabe o que é, pois o que eles ganham para aquilo que fazem é MUITO, como é que é possivel alguém que ENGANOU MILHARES DE PESSOAS tenha sequer direito a estar livre quanto mais receber o que quer que seja. MALDITA DEMOCRACIA.

RESPONDER

Afonso Dias, condenado pelo rapto de Rui Pedro

Caso Rui Pedro: Afonso Dias poderá sair da prisão em breve

Afonso Dias cumpre no próximo mês de março dois terços da pena a que foi condenado, podendo sair em liberdade condicional já nos próximos dias. Depois de dois anos preso na cadeia de Guimarães, Afonso Dias …

-

Venda do Novo Banco avança com os norte-americanos do Lone Star

O fundo norte-americano Lone Star foi o escolhido pelo Banco de Portugal para a compra do Novo Banco. O supervisor anuncia, nesta segunda-feira, o arranque das "negociações exclusivas". "O Banco de Portugal decidiu seleccionar o potencial …

Donald Trump com o seu vice-presidente, Mike Pence.

Mike Pence assegura em Bruxelas que EUA vão manter cooperação com UE

O vice-presidente norte-americano assegurou esta segunda-feira, em Bruxelas, que a administração de Donald Trump tem o "forte compromisso" de prosseguir a cooperação com a União Europeia, porque EUA e Europa "partilham os mesmos valores". "Hoje é …

António Domingues, o ex-presidente da Caixa Geral de Depósitos

"Domingues está mortinho por mostrar SMS de Centeno"

O futuro de Mário Centeno está nas mãos do ex-presidente da Caixa Geral de Depósitos (CGD), António Domingues. É Marques Mendes quem o diz, salientando que o ex-gestor do banco público está "mortinho por mostrar …

-

Detidos dois dos reclusos que fugiram da prisão de Caxias

Dois dos três reclusos que fugiram do estabelecimento prisional de Caxias, Oeiras, foram detidos em Madrid, no domingo, com documentos de identificação falsos, disse à Lusa fonte da polícia nacional espanhola. A mesma fonte adiantou que …

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

Coreia do Norte desconfia da investigação malaia à morte de Kim Jong-nam

O embaixador de Pyongyang na Malásia disse esta segunda-feira que a Coreia do Norte não pode confiar na investigação da polícia malaia à morte do meio-irmão do seu líder, após ser convocado pelo Governo de …

-

Deco quer retirar do mercado pinturas faciais do Carnaval

A associação de defesa do consumidor revelou esta segunda-feira que há pinturas faciais para crianças à venda com ingredientes que provocam alergias ou irritações na pele. A Deco anunciou também que vai denunciar a ausência de …

Orangotango bebê

Beijos de orangotangos podem guardar segredo da origem da fala humana

Uma equipa de cientistas afirma ter começado a desvendar segredos da origem da fala humana através da análise dos sons dos "beijos" emitidos pelos orangotangos. Uma das revelações do estudo, realizado na Universidade de Durham, no …

-

Peugeot-Citroën vai pagar 2 mil milhões pela Opel

A compra da Opel pela PSA, um negócio avaliado em 2000 milhões de dólares, será fechado esta semana e anunciado oficialmente na quinta-feira, quando o grupo que controla a Peugeot e a Citroen apresentar os …

-

Astrónomos querem que a Lua passe a ser um planeta

Alan Stern, principal investigador da missão New Horizons da NASA em Plutão, juntamente com cinco colegas, pretende reescrever a definição de "planeta". Segundo o The Times, uma das principais alterações que o grupo de cientistas quer introduzir …