//

PJ faz buscas por fraude fiscal no setor têxtil

António Cruz / ABr

-

Inspetores da Policia Judiciária (PJ) e elementos da Autoridade Tributária e Aduaneira e (AT) estão a efetuar buscar desde a manhã desta quarta-feira ao grupo têxtil do Norte proprietário da cadeia de lojas Feira dos Tecidos e USCITA, por suspeitas de crimes de fraude fiscal.

A PJ informou a investigação relacionada com crimes fiscais no setor têxtil culminou com a detenção de nove suspeitos após a realização de buscas na área do Grande Porto, Lisboa, Coimbra e Braga.

A operação policial está centralizada na investigação a um importante grupo têxtil com vários estabelecimentos a nível nacional.

Em comunicado de imprensa, a PJ explica que durante a operação denominada de “Fazenda Branca” executou “cerca de três dezenas de buscas”, na área do Grande Porto e nas cidades de Lisboa, Coimbra e Braga, deteve “nove pessoas com idades compreendidas entre os 38 e os 63 anos” e apreendeu “milhares de euros em dinheiro e documentação relevante”, “veículos automóveis”, “diversas obras de arte e outros bens móveis”.

A operação de combate à fraude fiscal no setor dos têxteis decorreu no âmbito de um inquérito dirigido pelo Ministério Público – Departamento de Investigação e Ação Penal do Porto -, em articulação com a Autoridade Tributária e Aduaneira, e teve o objetivo de “cessar a atividade de um grupo de pessoas fortemente indiciado pela prática continuada de crimes de associação criminosa, fraude fiscal e branqueamento de capitais”.

“As investigações permitiram indiciar a existência de um grupo organizado no setor da compra e venda de têxteis que, atuando de forma concertada e permanente, vinha efetuando transações comerciais sem proceder à respetiva declaração fiscal ou fazendo-o com falsidade, lesava a Fazenda Nacional em dezenas de milhões de euros em sede de IRC e IVA”.

Os detidos vão ser presentes a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.