/

PJ adquire sistema para escutar comunicações do Skype

1

B!T

-

A Polícia Judiciária Portuguesa anunciou que vai adquirir brevemente um sistema de escutas para “escutar” as comunicações do Skype. O novo sistema vai custar 2,6 milhões de euros.

Atualmente, as plataformas apenas permitem intercetar chamadas telefónicas. Mas o aparecimento dos novos serviços de comunicação adotados por milhares de utilizadores, como o Skype, lançam novos desafios ao sistema de segurança nacional.

No entanto, não serão apenas as comunicações do Skype que serão investigadas, mas também as do Viber e do WhatsApp. Graças a uma atualização da atual plataforma de escutas, será também possível escutar comunicações nos tablets e smartphones.

A atualização do sistema informático de escutas é prioritário, pois os utilizadores têm optado pela utilização destes “novos serviços de comunicação” e também porque existem atualmente investigações paradas porque os suspeitos usaram como serviço de comunicação o Skype, Viber ou até mesmo o WhatsApp.

A atualização vai custar cerca de 2,6 milhões de euros e será financiada pela União Europeia. A PJ poderá assim ver alargado o seu raio de ação, conseguindo escutar as comunicações de PC’s, smartphones e tablets.

B!T

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.