//

Pires de Lima quer emigrantes de volta já este ano

4

Rodrigo Gatinho / portugal.gov.pt

O ministro da Economia, António Pires de Lima

O ministro da Economia, António Pires de Lima

O ministro da Economia saudou a descida dos juros da dívida soberana portuguesa manifestando-se esperançado que essa confiança passe para a economia real e permita, este ano, a descida do desemprego e o regresso de alguns dos que emigraram.

“O que a descida dos juros reflecte é uma crescente confiança em Portugal por parte dos investidores, nomeadamente em dívida soberana e que, também, de forma gradual se está a transmitir, e irá transmitir-se mais no futuro, ao nível de outro tipo de investimento, de mais longo prazo”, afirmou em Madrid António Pires de Lima.

O governante considerou que o primeiro sinal que gostaria de ver de recuperação económica em Portugal seria a “continuada descida da taxa de desemprego”, depois dos dados positivos já verificados entre Março e Setembro e, antecipou, no último trimestre de 2013.

Pires de Lima manifestou-se ainda esperançado de que o reflexo das melhorias macroeconómicas permita “criar oportunidades para que algumas pessoas que emigraram possam voltar ao país”.

“Mais ao longo do ano espero que seja possível também que, nomeadamente os sectores privados, que estão a viver esta retoma e a sentir isso nas próprias contas das suas empresas, tenham a possibilidade de passar para os seus colaboradores alguns dos ganhos de produtividade que as empresas estão a conseguir”, disse.

Para o ministro da Economia este é um processo “que não é imediato”, porque a retoma está a ser dirigida pelas empresas, especialmente as exportadoras e o Estado não tem “nenhum papel mágico” para transformar essa retoma em benefícios imediatos para os cidadãos.

António Pires de Lima falava aos jornalistas portugueses no final do primeiro dia da sua visita a Madrid, onde está a realizar um roadshow de contactos com empresários e investidores para promover oportunidades de negócio e investimento em Portugal.

Nesse sentido, hoje reuniu-se com empresários de algumas das principais empresas já com investimentos em Portugal, que se comprometeram, disse, “a reforçar os seus investimentos” no país.

Durante a tarde, Pires de Lima reuniu-se com investidores institucionais e de capital de risco que “estão a seguir com muito interesse a evolução em Portugal e deram nota da sua disponibilidade para reinvestir no país, de forma directa ou partilhando investimentos com outras empresas na mesma área, de capital de risco”.

“O interesse destas empresas por Portugal é muito importante. Temos que conseguir uma boa capitalização do nosso sistema empresarial, especialmente ao nível das PME. Esta disponibilidade (dos investidores) responde a este desafio”, considerou.

Pires de Lima considerou que os dados positivos, tanto a nível da dívida soberana como de outros indicadores macroeconómicos justificam que o Governo “continue na boa linha”.

“O Governo tem demonstrado uma enorme persistência no caminho que está a ser seguido. A economia está a reagir muito bem. Estamos claramente num processo de recuperação económica. E há que continuar nesta linha”, realçou.

Na quarta-feira Pires de Lima visitará a Feira Internacional de Turismo de Madrid (FITUR) que será inaugurada pelos príncipes das Astúrias.

/Lusa

4 Comments

  1. Mais uma bacorada, para regressarem teriam de ter cá emprego, mas onde estão os postos de trabalho? Por enquanto o que se vê é uma queda continua de postos de trabalho disfarçada pela continuada debandada de jovens graduados, à razão de 250 mil por ano! Este foi o governo que mais destruiu Portugal!

  2. pires lima diz que os juros estao a descer !!! o POVO portugues nao precisa de juros baixos para que se individem mais ,mas sim de um nivel de vida melhor . e ainda tem a VERGONA de vir dizer que , quer que os imigrantes voltem para portugal !!!!!!! em portugal nao ha trabalho , assistencia na saude , e a vida esta muito cara . os politicos que ganhem vergonha na cara depois de porem portugal na situcao que puseram eles haviam de trabalhar sempre sem ganhar nenhum para que com o ordenado deles (chorudos) pagassem a divida portuguesa. eles e que haviam de pagar as dividas e nao o (ze povinho) com ordenados de menos 500 euros . e o presidente da republica ainda tem o latao de dizer que …com o ordenado que tenho de 10.000 euros nao chega para eu levar a vida ainda tenho que mexer nas poupancas… e o ZE povinho o que dira com o ordenado de menos de 500 euros (tem que pagar renda ,luz,aguae o comer) + (gasolina ,medicos e medicamentos) uma pouca vergonha revoltante …………………para portugal estar bom para que os imigrantes regressem o salario minimo tinha que estar em 1000 euros e nos servicos de saude gratuita a nivel geral e atencao tudo resto ficar como esta …………. eu relato tudo isto desta maneira porque estou na alemanha , ja faz 2 anos e aqui os rodenados sao de 1900 euros brutos desses 1900 euros 600 vao para descontos que desta maneira nao se paga nada ou quase nada para a saude e medicamentos (se temos qualquer doenca vamos ao medico e nao pagamos a consulta e se nos mandam fazer analises sao feitas de imediato e nao pagamos , se precisarmos de fazer radiografias ou qulquer exame mais especifico nao pagamos )com estas e com outras nao pagamos nada somente em alguns medicamentos e pouco a nivel de ensino nao pago nada pela escola das minhas filhas , uma no 4 ano e outra no 7 ano na alimentacao gasto tanto ou menos que em portugal (e como bem) a gasolina mais barata a agua e a luz pago tanto quanto em portugal aqui na alemanhaso se paga mais caro a renda de casa e os seguros automovel. aqui eu tenho condicoes para viver e dar uma vida melhor para as minhas filhas…………..so nao compreendo como e que em portugal tem o mesmo nivel de vida que alemanha e mais alguns paises que conheco e nao tem ordenados iguais ou parecidos (ou o patrao ganha muito dinheiro , ou o estado rouba muito , ou os dois ao mesmo tempo)

  3. estes gajos devem comer m*** as colheradas só pode então os portugueses não têem trabalho e quer meter mais merda aki em portugal eu estou desempregado aqui no algarve á 2 anos mais logo morro de fome e estes gajos abrem fronteiras ao pessoal de leste, marroquinos, brasileiros para que fazerem bichas na segurança social a procura de rendimento minimo ate param carrinha cheias dessa m**** de gente para pedirem o rendimento se nunca cá trabalharam e eu que trabalho com 36 anos tenho 12 de descontos e não tenho direito a essas regalias oooo pá p*** k os pariu tenho ficado horas de espera na segurança social para conseguir um rendimento para a minha familia e estes gajos é só terem um residencia e já teem direito ao rendimento minimo …..enforquence

  4. Este senhor que fez um dos maiores despedimentos Coletivos em Portugal enquanto esteve na UNICER, vém para aqui mandar postas de pescada, tal como diz o Ricardo, estamos cá nos Portugueses, e ainda quer madar vir para cá mais para que?
    Há emprego? Onde?
    Estamos a crescer? Onde so se for na miseria, sim, porque essa não para de aumentar dia para dia.Pais do Faz de conta, se os Portugueses abrissem mais os olhos, e se tivessem um pouco mais de cultura, conhecimentos, e se interessassem mais pelo seu Pais do que pela merda do Futebol, talvez este senhor não canta-se de galo, ele e outros que por la passam ou ja passaram.
    E quando me refiro a conhecimentos, não me refiro as licenciaturas, mao ao minimo dos minimos, Pensar que nos que nos rodeia e que nos estão a fazer.
    Desemrpego, saude miseravel, educação que é uma lastima(não convem que estudemos muito).
    Acham que numa Dinamarcar, Suecia ou outro Pais civilizado, era o Regabofe que é em Portugal?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.